Passando pelas estações e questionamentos, temos:
Padrões de Beleza:
- Estação 1: pessoas brancas, com olhos claros, corpos definidos e magros.
- Estação 2: pesquisando revistas de moda percebe-se que o padrão mudou um pouco, principalmente para os homens. Hoje em dia considera-se bonito homens mais musculosos. As mulheres continuam magras.
- Estação 3: na maioria das imagens, a cinta modeladora é usada por mulheres magras, brancas e de cabelo liso.
- Estação 4: nas redes sociais, as pessoas também são, em sua maioria, magras (mulheres) e musculosas (homens). Há muitas fotos de artistas na academia, malhando ou se alimentando de maneira saudável (sucos verdes, saladas).
Corpos:
- Estação 1: "corpos cheio de curvas", "magreza", "magros", "musculosos", "hipertrofia muscular", "glúteos e coxas", "braços e peitoral".
- Estação 2: o que parece ter mudado dos anos 50 em diante é a quantidade de corpo coberta, que diminuiu.
- Estação 3: foco na cintura.
- Estação 4: pessoas em movimento, se exercitando, ou fazendo pose.
Promessas de corpo perfeito
- Estação 1: movimentar o corpo o torna esbelto e bonito, cirurgias trazem perfeição. O interesse da mídia em divulgar é comercial (vender produtos)
- Estação 2: nas revistas dos anos 50, as matérias que aparecem nas capas falam mais de relacionamento (romance). Já a partir dos anos 60 o foco passa a ser a beleza, associada à felicidade.
- Estação 3: com a cinta você terá a aparência esbelta, será respeitada, isso trará sucesso, aceitação e sentimento de realização.
- Estação 4: vários produtos de ginástica, sucos, dietas especiais, treinadores que ajudarão a encontrar o corpo perfeito e ter sucesso.
Propostas de atividades físicas
- Estação 1: sim. Sim, a ginástica é citada, associada à busca de beleza ideal.
- Estação 2: sim, em algumas. Também para alcançar o padrão de beleza dominante.
- Estação 3: muito raramente, nas chamadas cintas para malhar.
- Estação 4: sim, ginástica, musculação e alguns esportes.
Relações
Todas as estações se baseiam na beleza padrão e no discurso de que, se essa beleza for alcançada, a felicidade, o sucesso e a realização farão parte da vida da pessoa. Em nome dessas promessas, muito produtos são vendidos. As pessoas, no final, estão sempre insatisfeitas, pois a maioria não possui esse padrão.
Interpretando os textos
Todos os textos falam sobre a divulgação de uma noção de beleza, que permeia toda a sociedade, já há algum tempo. No primeiro, a linguagem é textual e crítica, apontando para o fato do padrão englobar apenas uma raça e uma forma de corpo.
No segundo texto, é preciso pesquisar imagens. Vemos que, nas capas de revistas de moda as mulheres, desde os anos 50, são predominantemente brancas, com a cintura muito fina, magras. O que se alterou foi que, atualmente, as mulheres (e os homens) têm mais músculos.
No terceiro texto, a linguagem é audiovisual. Assim é preciso prestar atenção aos discursos, assim como às imagens.
No quarto texto, temos linguagem textual, visual e audiovisual, já que se trata das redes sociais. A sensação é de maior proximidade, pois vemos pessoas famosas divulgando padrões de beleza, vendendo produtos e reforçando os estereótipos (em sua maioria).
Para saber sobre interpretação de texto e imagem, acesse: brainly.com.br/tarefa/12271933