A expressão “modelo matemático” possui diversos significados, mas na sua essência é que são representações simplificadas da realidade com o intuito de descrever, analisar ou explorar objetos ou fenômenos. A Física, por exemplo, pode ser caracterizada como uma rede de modelos matemáticos interligados. Com base no contexto acima, proponho a discussão de três tópicos: (a) Segundo Bassanezi (2014: 26), a modelagem matemática de uma situação ou problema real deve seguir uma sequência de etapas. Descreva, em linhas gerais, em qual etapa, na visão desse autor, o modelo matemático é construído. (b) Muitos dos princípios que regem o comportamento físico são relações que envolvem taxas segundo as quais determinados fenômenos acontecem. Em linhas gerais, relações são equações e taxas são descritas pelas derivadas. Temos então as equações diferenciais. Segundo o que foi discutido no item (a), descreva como as equações diferenciais podem ser geradas. (c) As equações diferenciais parciais são equações que envolvem uma função (solução da equação) de mais de uma variável independente e algumas de suas derivadas. Elas sempre aparecem acompanhadas de condições extras sobre a função-solução, que podem ser condições iniciais, de contorno ou ambas. Segundo Bassanezi (2014: 29), após a obtenção do modelo matemático entra-se na fase de sua resolução. A resolução do modelo está vinculada ao grau de complexidade empregado em sua formulação. No caso das equações diferenciais parciais que regem a condução do calor em uma barra e a propagação unidimensional de uma onda em uma corda, qual o método que pode ser empregado para suas soluções? Responda as questões propostas nos itens (a), (b) e (c). Não se esqueça de justificar suas respostas.
ME AJUDEM AI POR FAVOR a) Sendo X, Y e Z três interações intermoleculares distintas, coloque-as em ordem crescente de intensidade.b) Qual das três substâncias tem o maior ponto de ebulição? Explique.
A substância X ( que é a água, H2O). Ela possui um maior ponto de ebulição porque entre as três interações intermoleculares, é a que mais exige maior intensidade para romper as ligações para passar pro estado gasoso. E a intensidade da ligação é proporcional ao seu ponto de ebulição.