Uma empresa, ao realizar a sua produção, inevitavelmente despeja resíduos poluentes em um rio próximo, afetando negativamente a quantidade de peixes pescados nessa região. O governo, a fim de solucionar esse problema, decide aplicar uma tributação para a empresa poluidora sobre o montante total produzido”. A situação hipotética ilustrada na frase anterior reflete qual forma de integração entre os agentes econômicos?
Escolha uma opção:
a.
Queda de produtividade.
b.
Especialização do comércio.
c.
Injustiça social.
d.
Interação entre mercados.
e.
Falha de mercado.
Conforme os princípios e conclusões das escolas de pensamento, analise as afirmações a seguir, considere V para as verdadeiras ou F para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) Para a escola fisiocrata, o valor das mercadorias e serviços é fruto do trabalho envolvido em sua produção, não importando se se trata de atividades comerciais, industriais ou agrícolas.
( ) Adam Smith postula que a riqueza é fruto dos valores envolvidos no trabalho para se produzir bens e serviços. Logo, a riqueza das nações será determinada pela sua capacidade de produção, produtividade e especialização do trabalho.
( ) A Lei, ou Proposição, de Pareto sugere que 80% dos efeitos de determinado fenômeno, advêm de 20% de suas causas. Por exemplo: 80% dos crimes são praticados por 20% dos criminosos, ou 20% dos seus produtos representam 80% das vendas da empresa.
( ) A teoria do valor proposta pelos neoclássicos postula que o valor é subjetivo, ou seja, a determinação do valor de um bem será feita pela percepção que um indivíduo tem do seu valor. Tal definição joga por terra a proposição de que o valor da produção é derivado da quantidade de trabalho nela empregada, utilizada pelos economistas clássicos.
( ) Segundo Keynes, a intervenção estatal na economia em nada contribui para a solução de crises econômicas e deve ser evitada sempre que possível. John Maynard Keynes pode ser considerado um economista liberal clássico.
Escolha uma opção:
a.
F, V, F, V, V.
b.
F, V, V, V, F.
c.
V, F, F, V, V.
d.
V, F, F, F, V.
e.
V, F, V, F, F.
Um truque comum na mágica é o desaparecimento de uma colher. Para realizar esse truque,
o mágico mergulha uma colher feita de gálio, com cabo de madeira, em uma xícara contendo chá a
aproximadamente 45 °C. Como o gálio é um material que tem seu ponto de fusão próximo a 30 °C, a
colher é derretida, ficando perceptível apenas o cabo de madeira nas mãos do mágico, arrancando assim,
aplausos da plateia.
Nessa situação, o desaparecimento da colher é provocado por uma
A) mudança na composição química do gálio.
B) mudança na densidade do gálio.
C) variação da capacidade térmica do gálio.
D) variação da temperatura do gálio.