Conhecendo o cenário Uma empresa deve acompanhar importantes forças macroambientais e significativos fatores microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER, 2012).
Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa “Le Charme Porcelanas”. Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.
Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo. Com intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam realizar uma pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa, atendendo a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda: a) Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a resposta. b) Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta pesquisa de perfil do consumidor, incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos psicográficos.
Definindo a comunicação
Agora com a definição do público-alvo, defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você irá trabalhar com seu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um apelo que atraia e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico e/ou emocional, baseado nos atributos do produto/serviço ou em questões ligadas ao perfil do público, ou pode se basear na fonte que transmite a mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser combinados para tornar a mensagem mais atraente para o público-alvo.
Agora que você já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel semântico que irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca “Le Charme Porcelanas”? c) Coleta Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo da marca para ser utilizado na comunicação. d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado. Pensando na questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca da empresa? e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão “Baixar” e escolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para salvar em Word