Resposta:
declaração universal dos direitos humanos,DUDH, tem como parte de seus princípios fundamentais a igualdade e a dignidade humana. No entanto, a concretização desses direitos a sociedade brasileira não é uma realidade atual. Nesse contexto, somente com a participação conjunta, de diferentes setores da sociedade ,será possível a mudança desse quadro.
A priori, vale ressaltar que a constituição brasileira de 1988 também garante a cidadania e dignidade a qualquer pessoa humana. Entretanto,a realidade é: a crise na saúde publica, são comuns a falta de medicamentos e de material médico nos hospitais e postos públicos. Além disso, 9% da população brasileira não sabe ler e escrever e 38% dos estudantes não dominam a escrita e a leitura de acordos com pesquisas realizadas pelo IBGE. Nesse contexto, direitos fundamentais para exercício da cidadania e dignidade humana estão sendo negados a uma parcela da sociedade.
Porém, o problema está longe de ser resolvido. A falta de maior investimento em setores públicos como saúde, educação e lazer. Ademais, a falta de conhecimento por parte da população acerca de seus direitos. No Brasil, o constante desvio de verbas públicas, como no caso da operação lava jato, que poderiam ser investidos em necessidades da população, são fatores que atuam para a manutenção desse quadro na população brasileira.
Portanto, medidas são necessárias para se resolver esse problema. Ao governo cabe um maior investimentos em setores fundamentais como saúde e educação e promover campanhas publicitárias que apresentem a população seus direitos e que a incentivem exigir de seus governantes a concretização dos mesmos. Além disso, a justiça deve elaborar leis mais rígidas para casos de corrupção. Ademais, os ambientes escolares e familiares devem promover, juntamente com ONG´s, atividades culturais e palestras que tenham como objetivos promover os direitos humanos e a importância de sua manutenção para a sociedade.