1) Nasce um novo integrante da família, o computador, crianças e adolescentes são tomados pelo desejo desse novo desafio que é dominar esse novo integrante, por vezes somente pela curiosidade, liberdade ou simplesmente como forma de demonstrar a sua autonomia. (SOUZA, Dercia Antines de; OLIVEIRA, Joyce Alessandra de Moraes. Uso de Tecnologias por Crianças e Adolescentes: Potenciais ameaças em seus inter-relacionamentos. AEDB, 2016.). Considerando as informações apresentadas, e as proteções que a lei confere, analise as afirmativas a seguir: I. No ordenamento jurídico brasileiro não existe vedação ao aproveitamento da vulnerabilidade da criança e do adolescente para obter vantagens indevidamente, por intermédio de estímulos de marketing. II. Quanto à questão dos conteúdos inapropriados ou violentos tem-se a ideia de classificação indicativa, prevista no âmbito dos arts. 74 a 76 do ECA. III. O art. 241 do ECA, em suas alíneas, prevê uma série de delitos para proteger a dignidade sexual de crianças e adolescentes, bem como para impedir que tenham acesso a conteúdo de natureza inapropriada ou violenta. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) I, II e III.
b) III, apenas
. c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.
2) Há o chamado ransomware que é, na realidade, uma espécie de malware; é utilizado para o sequestro de dados, que conta com duas formas de atuação: concomitantes e não concomitantes. Com relação as modalidades de ransomware, concomitante ou não concomitante, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. Na categoria __________, o dispositivo é invadido pelo vírus, da mesma maneira que ocorre no malware, e criptografa todos os dados do aparelho, sendo deixado somente um arquivo acessível, comumente, na área de trabalho, em que um criminoso solicita um resgate – normalmente em __________ – assegurando o envio de um código que retire a criptografa dos arquivos bloqueados após o pagamento. Ocorre que muitas vezes, mesmo após o pagamento, esse desbloqueio Alternativas:
a)
concomitante / criptomoedas / não concomitante.
b)
concomitante / espécie / não concomitante.
c)
não concomitante / criptomoedas / concomitante.
d)
não concomitante / espécie / concomitante.
e)
concomitante / bens físicos / não concomitantes
Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1479221. Acesso em: 15 nov. 2021. As imagens que podem ser dadas como exemplos de intervenções artísticas: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I, II e III. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
1)
Em todo estudo que envolva aplicações dos métodos numéricos, estamos sujeitos a cometer erros já que tudo se baseia em aproximações do valor real. Em geral, há dois tipos de erros, o erro absoluto e o erro relativo. O erro absoluto é, basicamente, o módulo da diferença do valor real e o valor aproximado. Já o erro relativo é, basicamente, a razão entre o erro absoluto e o módulo do valor exato.
I. O erro relativo também pode ser definido como a razão entre o erro absoluto e o módulo do valor aproximado.
PORQUE
II. Tal definição sobre o erro relativo é válida apenas em cenários em que o valor exato não é conhecido.
A respeito das asserções assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
No método de Newton para o polinômio interpolador, o mesmo é obtido a partir de uma construção recursiva utilizando um operador que chamamos de operador das diferenças divididas. A respeito desse operador, julgue as asserções a seguir:
I. O operador das diferenças divididas de ordem n é descrito por: f left square bracket x subscript 0 comma x subscript 1 comma... comma x subscript n right square bracket space equals space fraction numerator f left square bracket x subscript 1 comma x subscript 2 comma... comma x subscript n right square bracket minus f left square bracket x subscript 0 comma x subscript 1 comma... comma x subscript n minus 1 end subscript right square bracket over denominator x subscript n minus x subscript 0 end fraction space
PORQUE
II. O operador das diferenças divididas são funções simétricas nos seus argumentos.
A respeito das asserções assinale a opção correta:
Alternativas:
a)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Suponha que você esteja interessado em estudar o erro da estimação de uma integral numérica pela regra dos trapézios de um problema envolvendo sistemas ambientais. Sabendo que a função é f(x) = sen(x) no intervalo left square bracket 0 comma pi right square bracket, como você encontraria o número de intervalos necessários para ter um erro com uma precisão de 5 casas decimais?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O número de intervalos necessários é 350.
b)
O número de intervalos necessários é 719.
c)
O número de intervalos necessários é 250.
d)
O número de intervalos necessários é 124.
e)
O número de intervalos necessários é 789.
4)
Suponha que você esteja interessado em estudar o erro da estimação de uma integral numérica pela regra dos Simpson de um problema envolvendo sistemas industriais. Sabendo que a função é f(x) = sen(x) no intervalo left square bracket 0 comma pi right square bracket, quantos intervalos são necessários para ter um erro com uma precisão de 5 casas decimais?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
4
b)
5
c)
6
d)
2
e)
3
5)
Você foi contratado por uma empresa de construção civil para estimar a área de uma determinada região em que será construída um parque de diversões. Sabe-se que a função que modela a área da região desejada é dada por f(x) = x² exp(x).
A partir da regra de Simpson com 5 intervalos, a área desejada em m² é
Alternativas:
a)
2112m²
b)
2507m²
c)
1963m²
d)
1829m²
e)
2068m²
3) Em um projeto, a maior parte das atividades possui relação de dependência umas com as outras.
Isto é, quando a "atividade A" for concluída, a "atividade B" se inicia e, posteriormente, a "atividade C", e assim por diante.
Acontece que, em muitos projetos, vários são os caminhos possíveis (sequência de atividades) até que o projeto seja execu
E o caminho crítico é aquele dito mais longo, ou seja, aquele cujas durações das atividades somadas equivalem ao prazo to
Dessa forma, se alguma atividade do caminho crítico sofrer atraso, o projeto inteiro sofrerá consequências.
PROJETC BUILDER. Caminho crítico do projeto: saiba quando e como utilizar. 2017. Disponível em: https://www.projec
e-como-utilizar/. Acesso em: 10 fev. 2020.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
1. Um dos motivos de atraso do cronograma de um projeto acontece quando uma de suas atividades atrasa, já que afeta in
PORQUE
II. Oriundo do diagrama de precedência, o diagrama do caminho crítico é aquele que não possui folgas e, portanto, estrutu
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.