A partir do que a questão nos fornece, podemos afirmar que a probabilidade é de 1/4 ou 25%, sendo assim, a alternativa correta é a alternativa ''D''.
É bastante simples, mas para resolvermos essa questão, faz-se necessário termos em mente 3 regras que nós geralmente vamos utilizar em questões de probabilidade na genética.
São 3, a saber :
- A regra do menino/menina
- A regra do E
- A regra do OU
- E no que consiste a regra do menino/menina ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão especificar o sexo do descendente, seja ele menino ou menina, nós vamos, obrigatoriamente, adicionar 1/2 nas nossas contas. Isso porque no sentido sexual, existe 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer um menino e 1/2 (50%) de probabilidade de você nascer uma menina.
- E o que nos diz a regra do E ?
Essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa E outra, nós vamos multiplicar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade, de nascer uma menina E um menino ?'' é de 1/4 ou 25%, pois nós vamos multiplicar a probabilidade de ser menina pela de ser menino, ou seja : 1/2 x 1/2 = 1/4 ou 25%
- E o que nos diz a regra do OU ?
Semelhante à regra do E, essa regra nos diz que sempre que a questão pedir a probabilidade de ocorrer alguma coisa OU outra, nós devemos somar as possibilidades, por exemplo : ''qual a probabilidade de nascer uma menina OU um menino ?'' é de 100%, pois nós vamos pegar a probabilidade de nascer menina e somar pela de ser menino, logo : 1/2 + 1/2 = 2/2 = 1 = 100%.
Tendo conhecimento sobre essas regras, vamos resolver a questão.
Ela nos diz que na anemia falciforme, pessoas que possuem o genótipo denominado homozigoto dominante (AA), são normais, os heterozigotos (Aa) são ligeiramente anêmicos e os homozigotos recessivos morrem na infância. Dito isso, nos pergunta qual a probabilidade de um casal onde um é normal e outro possui anemia falciforme, ter uma filha com anemia falciforme.
Se o integrante do casal possui anemia falciforme, entretanto, vai se casar com uma pessoa sem anemia, subtende-se que ela é adulta e uma pessoa viva, e como pessoas com anemia falciforme quando homozigotos recessivos morrem na infância, essa pessoa vai ser obrigatoriamente heterozigota.
- Vamos fazer o cruzamento entre um normal e outro anêmico :
A a
A AA Aa
A AA Aa
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e condicionam pessoas normais
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e condicionam pessoas com a doença anemia falciforme.
Porém, perceba que a questão especificou que tem que ser uma filha, sendo assim, nos teremos que multiplicar a probabilidade por 1/2.
- Encontrando a probabilidade de o casal ter uma filha com anemia falciforme :
1/2 (probabilidade de ser menina) x 1/2 (probabilidade de ser anêmica) = 1/4 ou 25%.
Em suma, a partir dos cálculos realizados, podemos afirmar que a probabilidade desse casal ter uma menina e com anemia é de 1/4 ou 25%, logo, a alternativa correta é a letra D.
Bons estudos e espero ter ajudado :)