O sistema endócrino, de acordo com Dangelo e Fattini (2006), é constituído por um conjunto de glândulas sem ductos que produzem secreções e as lançam diretamente na corrente sanguínea. Estas secreções são chamadas de hormônios e podem exercer funções em diversas regiões do corpo.
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2011.
Sobre o sistema mencionado anteriormente, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A ocitocina é um hormônio hipofisário, cuja função é acelerar as contrações uterinas durante o parto natural.
Alternativa 2:
A insulina é um hormônio secretado e liberado pela hipófise. Sua função é diminuir a concentração de glicose no sangue.
Alternativa 3:
O estrógeno, hormônio produzido pelos testículos, tem a função de estimular libido e dar as características sexuais secundárias aos machos da espécie.
Alternativa 4:
A adrenalina é um hormônio produzido e liberado pelas glândulas suprarrenais. Sua principal função é diminuir os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
Alternativa 5:
O hormônio do crescimento, também conhecido como GH, é liberado pelo pâncreas a fim de promover o crescimento corporal.
Alternativa 1) A oxitocina é um hormônio hipofisário, cuja função é acelerar as contrações uterinas durante o parto normal.
Explicação:
A oxitocina é um hormônio que faz parte do eixo Hipotálamo-Pituitaria, portanto é liberado pela Hipófise. Além de atuar no músculo liso uterino para causar contrações, ele pode regular a ejeção de leite materno durante a sucção pelo bebê, assim como promover o vínculo afetivo entre indivíduos que compartilham afetos.