A Tendência Libertária, também incluída entre as tendências progressistas, é originária do pensamento político anarquista e, como o próprio nome já diz, visa à formação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. Sobre as características dessa tendência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Trata da liberdade construída socialmente e conquistada nas lutas sociais.
( ) Não se formam homens livres através de métodos autoritários e de controle.
( ) Os educadores libertários não recusam a ciência e o saber especializado.
( ) O processo educativo pedagógico centra-se no educando.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - F.
B) V - F - F - V.
C) V - V - V - V.
D) F - V - V - V.
Leia o texto abaixo
Crédito de carbono é um conceito, surgido a partir do Protocolo de Kyoto em 1997, que visa à diminuição dos gases de efeito estufa, que provocam diversos problemas ambientais associados às mudanças climáticas.
Esses créditos fazem parte de um mecanismo de flexibilização que auxilia os países que possuem metas de redução da emissão de gases poluentes a alcançá-las. Considerados a moeda do chamado mercado de carbono, os créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono à atmosfera.
A cada uma tonelada não emitida, gera-se um crédito de carbono. [...]
Com base nesse texto, de que modo essa moeda de crédito influencia na vida das pessoas?
(a) Aumentando a basicidade do solo para a agricultura.
(b) Aumentando a contaminação da água potável.
(c) Reduzindo a incidência de doenças respiratórias.
(d) Reduzindo o uso dos plásticos em supermercados.
A precificação do carbono funciona como um incentivo de remuneração aos agricultores que adotam boas práticas agrícolas, consequentemente, reduzindo emissões de gases poluentes e aumentando o armazenamento de carbono no solo. “Com melhor qualidade de solo, as plantas vão entregar mais produtividade.
Yves Lacoste (1988) apresenta um questionamento: “Vai-se à escola para aprender a ler, a escrever e a contar. Por que não para aprender a ler uma carta [mapa]?”. LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988. Diante dessa pergunta revela-se a importância da cartografia no ensino de Geografia. Sobre essa temática, avalie as asserções abaixo: As ferramentas tecnológicas possibilitam uma interação do aluno com diferentes produtos cartográficos e se mostram eficientes em auxiliar o aluno a compreender a linguagem cartográfica e decodificar as informações contidas no mapa. PORQUE A disponibilidade de diferentes ferramentas de geotecnologias nos dispositivos eletrônicos, bem como a facilidade armazenar e organizar dados, contribui para o ensino da cartografia tornando o aluno um agente participativo. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 2: As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. Alternativa 3: A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa. Alternativa 4: A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
O sistema de gerenciamento de um provedor de Nuvem Pública gera relatórios anuais sobre o desempenho dos serviços utilizados pelos clientes. Um relatório do ano de 2017 mostrou que uma determinada máquina virtual ficou inativa por um período total de 18 dias e 6 horas durante aquele ano. Considerando os dados do relatório e o conceito de disponibilidade explicado nestlasseção, pode-se afirmar que a disponibilidade dessa máquina virtual no ano de 2017 foi de: A. B. C. D. E. O 90%. 99,9%. 99%. 100%. 95%. ANTERIOR PRÓXIMA >