As alterações celulares podem ocorrer mediante estímulos aos quais elas são expostas (ou até mesmo a falta do estímulo), na tentativa de uma adaptação da célula e do tecido ao qual ela faz parte. No entanto, tais alterações nem sempre serão benéficas ao paciente.
Alterações celulares
As alterações das células podem ocorrer mediante estímulos fisiológicos ou patológicos e o desfecho pode ser o prejuízo da função do tecido, órgão ou sistema. Exemplos de alterações são:
- Hipertrofia: Nesse processo, há aumento do tamanho da célula. Situações normais de hipertrofia ocorre com exercício físico, na gravidez. Já hipertrofia cardíaca é exemplo de hipertrofia patológica causada pela hipertensão.
- Hipotrofia: Diminuição do tamanho da célula. Pode ser fisiológico (ex: redução do útero após parto) ou patológico, quando por exemplo há denervação de músculo esquelético.
- Hiperplasia: Aumento do número de células. Situação fisiológica é o aumento das glândulas mamárias na gravidez. Hipertireoidismo pode ser uma consequência patológica de hiperplasia da tireoide.
- Hipoplasia: Ocorre diminuição do número de células, sendo fisiológica na involução do timo, e patológica em doenças com AIDS, que há perda de linfócitos.
- Metaplasia: Mudança do tipo de célula em determinado tecido mediado por estímulo. É reversível até certo ponto, mas pode evoluir para displasia e originar um câncer. Ex: metaplasia do epitélio respiratório dos fumantes.
Leia mais sobre alterações celulares em: https://brainly.com.br/tarefa/53388464
#SPJ1