É possível dizer que muitos sabem escrever – mas escrever corretamente é algo diferente. Grandes escritores são formados por meio de trabalho duro e paixão por aprender. Todos eles começaram desde o início. Estudar as práticas cotidianas, aprender a organizar os pensamentos e transformar essas ideias em uma escrita eficaz podem contribuir no processo.
Sobre os fatores de dificuldade dos alunos em escrever, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. Os alunos conseguem correlacionar as informações que acessam para produzir seus textos.
PORQUE
II. Conhecem os elementos que atribuem textualidade a uma manifestação linguística.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
b.
as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c.
as duas asserções são falsas.
d.
a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
e.
a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
PFVVVV PRECISO PARA AGORAAADurante o primeiro mês de gestação, uma certa mulher adquiriu Toxoplasmose. Por esse motivo o seu bebê nasceu com microcefalia, tamanho reduzido da cabeça. A Toxoplasmose é considerada a maior responsável pela formação de anomalias das infecções que afetam o desenvolvimento embrionário. O protozoário da Toxoplasmose tem afinidade por tecidos jovens, provocando lesões nos órgãos de visão, audição, circulação, nervoso e até o aborto. Com base nas informações genéticas e conceito de hereditariedade, podemos dizer que esse bebê teve problema hereditário? Sim ou Não.Justifique a sua resposta
A produção proficiente de textos por parte dos alunos é uma demonstração empírica de elevado desempenho linguístico, porém, os estudantes não conseguem manifestar-se linguísticamente de maneira coerente e coesa, atendendo aos objetivos pretendidos pelo ensino da produção de textos. Alguns fatores podem ser elencados para expor essa dificuldade.
Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale como Verdadeiras (V) as que têm relação e Falsas (F) as que não têm.
I. ( ) Os alunos não conseguem hierarquizar as informações a que têm acesso para produzir seus textos.
II. ( ) Os alunos não conseguem correlacionar as informações que acessam para produzir seus textos.
III. ( ) Os alunos desconhecem os elementos que atribuem textualidade a uma manifestação linguística.
IV. ( ) Os alunos desconhecem as etapas de produção de texto, bem como os elementos que devem compor o texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
V, V, V, V.
b.
V, F, V, V.
c.
V, F, F, V.
d.
V, V, V, F.
e.
F, V, F, V.
Texto e textualidade são conceitos diferentes e que devem estar claros na mente do docente, de modo que ele possa trabalhar adequadamente o ensino de construção de textos com seus alunos, enquanto um está preocupado com o ato, o outro preocupa-se com a estrutura desse ato.
Sobre texto e textualidade, analise os grupos de afirmativas a seguir.
I. Texto.
II.Textualidade.
1. É a representação de enunciados pronunciados em diversas situações cotidianas.
2. Característica das estruturas das atividades sociocomunicativas.
3. Não é meramente um conjunto de frases.
4. Consiste no que as pessoas têm para dizer umas às outras.
5. O uso de seus elementos reflete a dotação de unidade semântica, cognitiva e formal.
Assinale a alternativa que relacione adequadamente os dois blocos de informações.
a.
II,1 ; I,2 ; I,3 ; I,4 ; II,5.
b.
I,1 ; I,2 ; I,3 ; II,4 ; II,5.
c.
I,1 ; II,2 ; I,3 ; I,4 ; II,5.
d.
II,1 ; I,2 ; II,3 ; II,4 ; I,5.
e.
I,1 ; II,2 ; I,3 ; II,4 ; I,5.