A Teoria do Efeito Dominó, defendia que caso um país fosse dominado pela influência do Comunismo, os países próximos também seriam. Usando essa teoria como justifica, os EUA realizaram uma série de ações e intervenções militares, inclusive no Brasil, apoiando o golpe militar aqui ocorrido.
Qual o interesse dos EUA no Golpe de 1964?
O Golpe Militar de 1964 foi consequência não dos grupos militares fardados, mas também de outros setores da sociedade, inclusive de uma parcela da sociedade civil. Para além disso, havia também o interesse dos EUA em tornar seu modelo econômico como hegemônico.
A Revolução Russa ocorrida em 1959 foi o estopim para aumentar as preocupações dos EUA em relação a sua hegemonia econômica, principalmente nas Américas. Por esse motivo, o Governo Americano a instauração de governos ditatoriais em diferentes locais da América Latina, a fim de impossibilitar o "nascimento de novas cubas."
O interesse dos Estados Unidos no Golpe militar brasileiro, e não somente nele, estava, portanto, na garantia dos interesses políticos e econômicos americanos nos países em detrimento da influência comunista soviética.
Entenda mais sobre o Golpe de 1964 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4156241
#SPJ1