1. A infraestrutura de TI é todo o aparato que suporta o funcionamento dos sistemas computacionais, considerada a base da construção de toda a Tecnologia da Informação. O conjunto de componentes que proporciona a conectividade de dados, voz e imagem entre as pessoas, por meio de uma transmissão eletrônica de sinais integram o item:
DESAFIO:
O ramo da radiologia na medicina, principalmente a diagnóstica, tem grande importância na busca de diversas patologias. A radiologia tem o objetivo de estudar a aplicação dos raios x e da radiação para o diagnóstico e o tratamento de doenças, sendo o raio-x um dos exames de triagem mais indicados. No entanto, o raio-x por si só possibilita pouca abrangência em visualização de órgãos e tecidos, mostrando apenas uma qualidade para ossos e inflamações em alguns tecidos moles, porém, com o uso de contraste, o poder de visualização pode aumentar, facilitando o diagnóstico.
Para buscas mais minuciosas de diagnósticos mais complexos, é necessário realizar exames com qualidade superior de imagem, sendo, então, utilizados alguns exames complementares, como, por exemplo: tomografia computadorizada, ultrassom, ressonância magnética, entre outros. Por conta disso, o exame radiológico deve sempre ser visto como um exame complementar, pois quem não sabe o que procura jamais entenderá o que encontrar.
Veja a seguinte situação:
Você, como profissional que trabalha na área de diagnóstico desse hospital, tem como Desafio:
a) Explicar a necessidade dos exames radiológicos, assim como qual será indicado em primeira instância e o que é possível identificar nesse exame.
b) Com relação ao uso da radiologia, há muitas opções de exames. Se, por ventura, o caso de Maria Alice seja o diagnóstico de câncer, o que poderia ser sugerido a ela como tratamento com uso de radiação?
RESPOSTA:
a) Os exames de imagem precisam de uma boa realização, considerando a localização da anatomia e o cuidado com o posicionamento do paciente. Como triagem, o exame de raio-x seria o mais indicado. Na realização da sua imagem, é possível ter uma boa observação de tecidos moles e ossos, porém, em um processo mais minucioso seriam necessários mais exames complementares.
b) Se a paciente apresentar algo mais grave ao qual poderia ser identificado em exame de tomografia ou ressonância, como uma patologia como o câncer, por exemplo, poderia ser encaminhada para avaliação para tratamento com radioterapia.