Também falará sobre a personagem de quem você mais gostou: seu jeito, o papel desempenhado, o porquê de sua escolha, etc. (livro o menino sem imaginação )
No que se referem a problemas de aprendizagem, de ordem neurológica conceituamos como Transtornos de Aprendizagem. Desta forma, diferenciando assim de características de ordem pedagógica ou passageiras. Os transtornos de aprendizagem necessitam um olhar diferenciado do professor sobre o aluno em suas particularidades relacionadas ao ritmo de aprendizagem, necessidades pedagógicas entre outras ações, pois trata-se de um cérebro que tem uma forma de funcionamento diferente e precisa ser orientado e acompanhado. Assinale V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmações abaixo que se relacionam a transtornos de aprendizagem.
I. ( ) Dislexia, é a dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura e escrita, pois o sujeito troca ou omite letras, inverte sílabas e apresenta ainda uma leitura lenta e muitas vezes pulando linhas.
II. ( ) Disgrafia, é a dificuldade encontrada no tração da escrita. O aluno apresenta desordem na escrita das palavras e consequentemente, apresenta dificuldades em produção textual, leitura e compreensão de suas produções.
III. ( ) Dislalia, é a dificuldade do sujeito em emitir a fala. Podemos observar a pronuncia imprópria das palavras, trocando os fonemas e sons errados, deixando as palavras confusas.
IV. ( ) Disgrafia, Dislalia e Dislexia não fazem parte de transtornos de aprendizagem, pois são característica de ordem externa, desta forma, cabe ao professor adequar os conteúdos para suprir as necessidades dos aprendentes com tais características.
Podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As asserções I, II e III são verdadeiras, e estão relacionadas a transtornos de aprendizagem. Referem-se a fatores de ordem interna ao aprendente, necessitando o mesmo de apoio psicopedagógico, e se necessário outros profissionais para apoio e intervenção.
b. Somente as asserções I, e II são verdadeiras e ambas se complementam, negativando assim a alternativa IV, pois além do apoio pedagógico o aprendente ainda necessita de apoio psicopedagógico e psicológico.
c. Somente as asserções I, e II são incorretas e não se complementam, tornando assim assertiva a alternativa III, pois a dislalia não necessita de apoio psicopedagógico, pois com o tempo a criança se adequa a fala.
d. Somente as asserções II e IV são verdadeiras, mas não há relação entre os conceitos referentes a transtornos de aprendizagem, pois o aprendente que receber apoio psicológico logo se adequara a sua sala e seus amigos.