Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
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Na videoaula Cidadania Global apresenta-se, entre outros pontos, duas ideias básicas sobre cidadania. Considerando essas ideias, avalie as afirmativas: A ideia da cidadania como um fenômeno histórico. A ideia da cidadania como um fenômeno que se dá no espaço geográfico e político do estado-nação. A ideia da cidadania como um fenômeno sociocultural. A ideia da cidadania como um fenômeno que se retroalimenta e se constrói ininterruptamente. Estão corretas as afirmativas: Apenas III e IV. Apenas I e III. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I e IV.
Na obra de Espinosa , procura se a busca por uma boa vida é conciliavel com a realidade em que tudo possui uma causa . Diante desse impasse, de que maneira o filósofo se posiciona diante do problema da liberdade
Com a independência e o fim da proibição, os americanos iniciaram a migração intensa para a ocupação dos locais. O território americano passou alterações como a Compra da Flórida dos espanhóis em 1819, a compra do Alasca em 1867 e a Compra da Luisiana dos franceses em 1803.
“Um estudo dos primórdios da colonização portuguesa no Brasil revela mesmo que a música esteve historicamente presente à formação da nova sociedade. Foi em grande parte com a atração de seus hinos e cantos que os padres jesuítas tornaram possível a obra de catequese dos indígenas, o que desde logo transformava a música em um dos instrumentos da colonização”.