No método Ad Hoc, são realizadas reuniões em que se leva em consideração apenas as opiniões dos especialistas da área e o conhecimento e diagnósticos por eles apresentados, com base na experiência profissional do grupo. Este método é bastante utilizado no Brasil, onde é muito comum a realização de questionários e reuniões com os especialistas envolvidos nos estudos.
Adaptado de: PAIXÃO, R. M. Estudos e Impactos Ambientais. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto anterior, avalie as vantagens e desvantagens na utilização do método Ad Hoc nas afirmativas a seguir.
I. Grande nível de subjetividade dos resultados.
II. Tendenciosidade na coordenação e na seleção dos participantes que analisarão os impactos do projeto.
III. Aplicação em casos em que existe carência de informações, concedendo orientação para outras avaliações.
IV. Expor uma estimativa rápida e de baixo custo da evolução dos impactos, de forma organizada e compreensível ao público.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
A linguística textual vem se desenvolvendo no Brasil desde o final da década de 1970, tendo um aumento exponencial de pesquisas na área ainda na década de 1980. São mais de 50 anos de conhecimento acumulado na área, mas que não é utilizado pelos professores em sua prática docente. O SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) tem diretrizes sobre o que o aluno deve aprender no que se refere à produção de textos dissertativos-argumentativos. Sobre essas aprendizagens, analise as afirmativas a seguir. I. Conectar de modo adequado a seleção de distribuição dos argumentos com a tese. II. Empregar técnicas de coesão referencial (retomada pronominal, repetição, substituição e elipse). III. Utilizar mecanismos de articulação frasal (encaixamento, subordinação e coordenação). IV. Aplicar apropriadamente os tempos e modos verbais. V. Servir-se de recursos próprios do padrão escrito (paragrafação, periodização e pontuação). VI. Utilizar a ortografia oficial, as regras de concordância verbal e nominal etc
Carboidratos, glicídios, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono, são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas.