Choque elétrico em atividade de pintura em sobrado. O acidente ocorreu com dois pintores, em dias diferentes, a atividade que executavam era de pintar o sobrado. A tarefa estava sendo executada sobre o telhado metálico com uma distância mínima dos fios de alta tensão. Utilizaram rolo com extensor de cabo de madeira “vassoura” para pintura, onde os trabalhadores recorreram a um prolongador. O primeiro a se acidentar foi o Sr. W. e depois de aproximadamente trinta dias o Sr. E. foi realizar a mesma tarefa e se acidentou; ambos tiveram queimaduras graves e ficaram internados no hospital de queimados. Tratavam-se de contratações informais realizadas pelo dono da obra e não tinham nenhuma medida de segurança para o risco de choque elétrico.
1.jpgFonte: acervo pessoal do professor conteudista (2016).
Considerando a compreensão de saúde e segurança, assinale a alternativa INCORRETA:
Grupo de escolhas da pergunta
Na interpretação dos trabalhadores o cabo de madeira não é condutor de energia elétrica.
Os trabalhadores não têm compreensão se molhado, rachado ou enrolado com plástico metálico o cabo de vassoura pode conduzir eletricidade.
As equipes de segurança devem informar os trabalhadores em treinamentos de segurança que as madeiras podem ser condutores de energia elétrica, uma vez que há diversas variáveis.
Os trabalhadores são culpados pela ausência de conhecimento dos riscos.
O proprietário tem total responsabilidade, uma vez que contratou profissionais informais para realizar uma atividade de risco em altura e potencial choque elétrico.
As equipes de segurança devem informar os trabalhadores em treinamentos de segurança que as madeiras podem ser condutores de energia elétrica, uma vez que já diversas variáveis
o sarampo é transmitido a partir:
a) da ingestão de alimentos e água contaminados pelo vírus
b) do contato sexual com pessoas contaminadas
c) da ingestão de carne mal passada contaminada
d) das secreções nasofaríngeas de pessoas contaminadas
e) da mordida de animais contaminados
Uma padaria vende a unidade de pão francês por 55 centavos de real, uma pessoa ao comprar uma certa quantidade deste pão, entregou ao caixa uma nota de 10,00 reais recebendo de troco 4 reais e cinquenta centavos. Baseado nas informações, podemos afirmar que a quantidade de pão que este cliente comprou foi igual a:
Nessa época, foram construídos chafarizes para o abastecimento de água, pontes e calçadas; abriram-se ruas e estradas; foi instalada a iluminação pública; passaram a ser fiscalizados os mercados e matadouros; organizadas as festas públicas, etc.