Utilizando as informações compartilhadas por Marcelo Paiva no Podcast a mulher da casa abandonada, é possível responder o que se pede abaixo:
1) Pode-se perceber que os dois dilemas éticos apontados no artigo são o fato de que o jornalista grava a voz da entrevistada sem o seu consentimento e sem anunciar que era repórter, mesmo ele sabendo que o que ela diria poderia ser um tribunal visto que era uma criminosa. O podcast apresentou a versão da criminosa de forma sensacionalista.
2) A partir daquele podcast, outras denúncias de trabalho doméstico análogo à escravidão foram feitas.
3) O problema de se explorar de forma sensacionalista é o tom exagerado e apelativo de como assuntos sérios são tratados.
4) Sim. A forma exagerada e midiática com que ele trata o assunto, torna a história sensacionalista.
Jornalismo investigativo
Refere-se à uma especialização do jornalismos que consiste em prática de desvendar mistérios e fatos ocultos trazendo-o ao conhecimento público através de notícia.
Em muitos casos, os métodos utilizados nesta prática são questionados e até invalidados pela justiça como a exemplo de gravações de voz, provas coletadas, câmera oculta, fotos e etc.
Métodos que acreditam justificar os erros e falhas cometidos no processo de busca por furos jornalísticos, disfarçados em liberdade de impressa. Essa linha, entre a ética e o anti-ético, é muito tênue, o que deve ser avaliado pelo profissional antes de publicar suas notícias.
Complemento:
O artigo do escritor Marcelo Rubens Paiva, explora a questão ética da prática jornalística no evento do podcast A Mulher da Casa Abandonada. Tornou-se uma febre escutar essa história que denuncia os maus tratos a uma doméstica que prestava serviços a um casal de brasileiros, que por sua vez, a mantinha em condições de escravidão nos EUA. Fugindo da condenação americana, a patroa reside hoje em uma casa abandonada na região central de São Paulo.
Utilizando-se os dados informados anteriormente, faça o que se pede:
Aprenda mais sobre sensacionalismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23227833
#SPJ1