Resposta:
O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o papeldos gestores escolares frente ao novo paradigma de educação configurado emfunção do crescente uso das TICs no meio escolar. Neste contexto, perguntamossobre as contribuições que tais tecnologias trazem ao processo de democratizaçãoescolar. Atualmente, a sociedade encontra-se marcada por inúmeras transformações,principalmente em relação aos meios tecnológicos virtuais e científicos, nestesentido, o processo de ensino-aprendizagem também se depara com essastransformações tecnológicas. O uso das tecnologias digitais, no processo educativopode ser compreendido como uma inovação no campo do conhecimento,proporcionando novas formas de interação, socialização e aprendizagem. Estesinstrumentos ampliam o intercâmbio educacional e cultural, quebram fronteiras ebarreiras e promovem a autonomia à medida que respeitam o ritmo de cadaeducando. Por isso, o caráter coletivo e democrático da educação é reivindicado emsua plenitude, exigindo que a gestão escolar se delineie em um ambiente decoparticipação, estimulador do conhecimento e em concomitância aos processos deprodução e significação culturais. Sobre essa ótica, podemos destacar que as TICs, podem expandir o processode gestão democrática. Isto acontece à medida que proporcionam maior interaçãoentre os sujeitos que compõem a comunidade escolar, pais, alunos, professores,gestores, por exemplo. Além disso, promovem novos espaços para circulação deconhecimentos, explorando os diversos significados da ação coletiva. Configurando,assim, um ambiente motivador, repleto de trocas dialógicas, em que as TICs passama ser uma ferramenta de intervenção no processo de articulação do conhecimento ede outras relações que permeiam o ambiente escolar. Dentro dessas discussões contemporâneas, este trabalho visa refletir sobre àmedida que as TICs são capazes de subsidiar o processo de gestão escolar numaperspectiva de aprendizagens coletivas e de dinâmicas organizacionais. Sob esseviés, temos a intenção de realizar alguns apontamentos sobre a forma de melhorutilizar os instrumentos tecnológicos para a promoção de vivências culturais maisricas e inclusivas, num processo de democratização que considera igualmente adimensão social e dimensão política da educação.
Explicação: