3 – O expediente que ambos os governantes totalitários (Hitler e Stálin) utilizaram para transformar suas respectivas ideologias em armas, com as quais cada um dos seus governados podia obrigar-se a entrar em harmonia com o movimento do terror, era enganadoramente simples e imperceptível: levavam-nas mortalmente a sério e orgulhavam-se, um, do seu supremo dom de "raciocínio frio como o gelo" (Hitler), e o outro da impiedade da sua dialética, e passaram a levar as implicações ideológicas aos extremos da coerência lógica que, para o observador, pareciam despropositadamente "primitivos" e absurdos: a "classe agonizante" consistia em pessoas condenadas à morte; as raças "indignas de viver" eram pessoas que iriam ser exterminadas. Quem concordasse com a existência de classes agonizantes e não chegasse a consequência de matar os seus membros, ou com o fato de que o direito de viver tinha algo ver com a raça e não deduzisse que era necessário matar as "raças incapazes", evidentemente era ou estúpido ou covarde. Essa lógica persuasiva como guia da ação impregna toda a estrutura dos movimentos e governos totalitários. Deve-se exclusivamente a Hitler e a Stálin, que, embora não acrescentassem um único pensamento novo às ideias e aos slogans de propaganda dos seus movimentos, só por isso merecem ser considerados ideólogos da maior importância. ARENDT, Hannah. As Origens do Totalitarismo: anti-semitismo, instrumento de poder. Rio de Janeiro: Ed. Documentário, 1975. P. 351 O texto faz referência ao totalitarismo, evidenciando a) as propagandas como instrumento democrático na divulgação das ações educativas. B) os projetos de expansão da doutrina comunista pela Europa após a Revolução Russa. C) as estratégias inovadoras aplicadas pelos nazistas no intuito de conter a crise política. D) as teorias científicas contemporâneas que comprovaram a superioridade da raça ariana. E) os mecanismos ideológicos utilizados pelos líderes fascistas para manipular a população.

Respostas 2

Alternativa correta.

E) os mecanismos ideológicos utilizados pelos líderes fascistas para manipular a população.

Um dos mecanismos ideológicos pelos regimes totalitários antigos, como o nazi fascismo, compreendia a suposta existência de uma raça superior, tida como a raça ariana.

Baseado nestas falsas informações, construíam argumentos errôneos para que as pessoas lutassem por esta causa e apoiassem o governo, um dos motivos pelo qual o governo se fortaleceu.

Acho q a resposta é letra E

Você sabe a resposta? Adicione-a aqui!

Can't find the answer?

Log in com Google

ou

Esqueceu sua senha?

Não tenho conta, e quero Registre-se

Escolha um idioma e uma região
How much to ban the user?
1 hour 1 day 100 years