5. *Imagem sem legendaa) 144Nb) 0,144Nc) 1,14Nd) 11,4Ne) 1440N
Se seis latas de leite custam 66 reais, qual o preço de 9 latas?
Categoria: Autor: 2º BIM - LP Intertextualidade por toda parte (1ª série) 15.07.2021.Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, entre outros.Operários, 1933, óleo sobre tela, 150x205 cm, (P122), Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São PauloDesiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora. (Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista.)O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em:image“Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes)“Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.” (João Cabral de Melo Neto)“O funcionário público não cabe no poema/ com seu salário de fome/ sua vida fechada em arquivos.” (Ferreira Gullar)Qual o procedimento utilizado no quadrinho pela personagem Bidu?imageParadoxoMetalinguagemIntertextualidade
1) A fábula “A coruja e a águia” tem como tema: *1 pontoa) a cadeia alimentar dos animais.b) a imagem que os pais fazem de seus filhos.c) as características dos filhotes de aves.d) as técnicas de caça das águias.2) Sobre a opinião que a águia tem sobre os filhotes da coruja e a opinião que esta tem sobre os próprios filhotes, é possível afirmar que *1 pontoa) ambas concordam que os filhotes são bonitos.b) ambas concordam que os filhotes são feios.c) a coruja acha seus filhotes bonitos, mas a águia não concorda.d) a coruja acha seus filhotes feios, mas a águia não concorda.3) No trecho da fábula “Sempre que encontrares uns borrachos lindos, BEM-FEITINHOS de corpo [...]”, o uso do diminutivo no termo destacado apresenta o sentido de *1 pontoa) afetividade.b) ironia.c) desprezo.d) discordância.Leia o texto e responda às questões 4 e 5.4) Com base na leitura do texto, é possível concluir que o entregador *1 pontoa) também era o dono das toras de madeira.b) não realizou os trabalhos para os quais foi contratado.c) trabalhava com um rapaz que o ajudava a entregar a madeira.d) não precisava ter levado as toras de madeira até a casa.5) No trecho do texto “Cumpria o combinado, que ninguém o acusasse de NEGLIGÊNCIA”, a palavra destacada significa *1 pontoa) descuido.b) dedicação.c) ignorância.d) ingratidão.Leia os sonetos e responda às questões 6 e 7.6) Com base na leitura dos textos I e II, pode-se afirmar que ambos têm como temática o sofrimento do eu lírico devido à ausência da mulher amada. *1 pontoa) Verdadeiro.b) Falso.7) No texto I, ao usar a expressão “LEITO DERRADEIRO”, o poeta nos permite depreender que a mulher amada do eu lírico estava: *1 pontoa) morta.b) cansada.c) dormindo.d) chorando.Leia o texto e responda à questão 8.8) Com base na leitura do poema concreto, é possível inferir que há uma mensagem crítica em relação à sociedade de consumo, em que o luxo que consumimos vira uma quantidade expressiva de lixo. *1 pontoa) Verdadeiro.b) Falso.Leia os textos e responda às questões 9, 10, 11 e 12.9) Comparando os textos I e II, podemos afirmar que o texto I narra a história de Orfeu de forma mais completa, enquanto o texto II foca apenas sua morte. *1 pontoa) Verdadeiro.b) Falso.10) No texto I, quanto às opiniões em relação às canções de Orfeu, é possível afirmar que todos gostavam de ouvi-lo: mortais, imortais, animais e até as rochas. *1 pontoa) Verdadeiro.b) Falso.11) Leia este trecho do texto I: “GANHARA do pai uma lira e, quando a tocava, cantando as paixões dos humanos e os mistérios dos deuses, comovia mortais e imortais, encantava animais e até as rochas.”. Nele, o verbo “ganhar” no pretérito mais-que-perfeito é usado para mostrar que essa ação *1 pontoa) ocorreu depois das ações narradas a seguir.b) ocorreu antes das ações narradas a seguir.c) ocorreu ao mesmo tempo que as ações narradas a seguir.d) ainda vai ocorrer, assim como as ações narradas a seguir.12) No trecho do texto I “Dizem que sua canção [...] foi tão SUBLIME que fez chorar as almas dos mortos e os espectros condenados a eternas torturas.”, a palavra destacada significa que a canção foi *1 pontoa) ruim.b) esquisita.c) insignificante.d) extraordinária.Leia o texto e responda à questão 13.13) No texto, o uso da palavra AGORA sugere que, na infância, a criança *1 pontoa) tem muitas atitudes irresponsáveisb) não pode tomar as próprias decisões sozinha.c) vive o presente, sem se preocupar com o futuro.d) ainda não tem muito conhecimento sobre a vida.Leia o texto e responda à questão 14.14) O poema tem como tema *1 pontoa) a importância de aproveitarmos verdadeiramente a vida.b) o excesso de deveres que as escolas passam aos alunos.c) o fato de o tempo passar muito devagar ao longo da vida.d) a história de um aluno que foi reprovado por não fazer seus deveres.