A alternativa correta é letra B: 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons.
A melhor forma para se obter o número de prótons, nêutrons e elétrons de um elemento químico é através de uma tabela periódica. Na tabela periódica, um elemento aparece dentro de um quadrado, no qual aparecem várias informações.
Contém sempre o número atômico (com 1 ou 2 dígitos) e pode aparecer também a distribuição eletrônica (números alinhados).
Aparece bem no centro e em tamanho maior o símbolo químico do elemento, que é basicamente a representação gráfica dele, a fim de se tornar mais fácil referi-lo em reações químicas, por exemplo.
É onde normalmente fica o nome do elemento (em português ou latim) e a sua massa atômica (normalmente um número com várias casas decimais).
Determinar a quantidade de prótons, nêutrons e elétrons do ferro:
Primeiro de tudo, o número de prótons é a mesma coisa que o número atômico, como visualizado na imagem em anexo, esse valor é igual a 26.
Como os elementos químicos são neutros eletricamente, eles possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons. Os prótons possuem carga positiva e os elétrons têm carga negativa, por isso em mesma quantidade eles se anulam, assim o elemento ferro possui 26 elétrons.
Os nêutrons são partículas de caráter neutro e, juntamente aos prótons, são responsáveis pela massa dos átomos. Por isso, basta pegar a massa atômica do elemento, arredondar para um número inteiro (respeitando as regras da ABNT para arredondamento) e subtrair a quantidade de prótons:
[tex] 55,847 \rightarrow 56 \: \text{(arredondar)} \\ 56 - 26 = 30 \\ [/tex]
Assim o número de nêutrons é igual a 30.
_
Veja mais sobre os tópicos apresentados na discussão:
- Arredondar números: https://brainly.com.br/tarefa/12376841
- Distribuição eletrônica: https://brainly.com.br/tarefa/2084977
- Número atômico e de massa: https://brainly.com.br/tarefa/285336
- Prótons, nêutrons e elétrons: https://brainly.com.br/tarefa/21300220
- Tabela periódica: https://brainly.com.br/tarefa/5430486