Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke, Berkeley) para criar a sua filosofia transcendental e categórica (A).
Esclarecimento (Aufklärung), termo apropriado por Kant, é a transposição do homem entre a fase da menoridade e a maioridade.
Para Kant, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.
Com isso, a razão é o caminho para se atingir o progresso, uma vez que as ações racionais são fundamentadas na autolimitação e na liberdade.
Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.
Link: brainly.com.br/tarefa/15201670
Autor:
darrylorgq
Avalie uma resposta:
0Resposta:
II correta, I e III incorreta.
Explicação:
Autor:
cleohowell
Avalie uma resposta:
4