12-Hilemorfismo ou hilomorfismo, em filosofia, é a teoria elaborada por Aristóteles e desenvolvida na filosofia escolástica, segundo a qual todos os seres corpóreos são compostos por matéria e forma. Tem grande impacto na antropologia filosófica. Matéria=Potência Forma=Ato.
13-Resumindo: Para Aristóteles todas as coisas são formas e matéria, podendo mudar de forma e permanecer na mesma matéria. Desta forma, o movimento constitui-se em ato e potência, isto é, aquilo que as coisas são, e a potência é a possibilidade que elas podem vir a ser.
14-As quatro causas podem ser elencadas deste modo:
A causa material que está ligada a matéria que é feita a ação, no caso o objeto;
A causa formal, que especifica à forma do objeto, ou seja, sua natureza;
A causa eficiente. sobre aquele que realiza a atividade, no caso a passagem da cadeira de balanço para um ato;
E por fim, a causa final, aquela que revelou o motivo pelo qual a cadeira foi levada;
Deste modo, fica claro observar que esses sentidos se dão a partir da metafísica formal de Aristóteles que refletem a essência desse material e a forma como o objeto foi conduzido.
15-A teoria Platônica não permite a introdução de novas idéias no mundo inteligível, já atravez da observação, princípio Aristotélico, a introdução de novas idéias é perfeitamente possível. Com isso podemos concluir, ser a teoria Aristotélica mais defensável.
16-Platão era metafísica, acreditava na teoria das ideias, e por meio das perguntas, da conversação e questionamentos o homem poderá se aproximar da verdade. Já Aristóteles seguiu a ciência física, acreditava no conhecimento através da ciência e o meio para chegar nisso era através de experimentos e da observação.
17-
18-Para a Ética de Aristóteles, virtude implica uma formação, ninguém se torna virtuoso por natureza, mas por costume. O conceito de virtude tende a ser esclarecido pelo entendimento de seu processo de aquisição.
Autor:
erinmarquez
Avalie uma resposta:
312) De acordo com Aristóteles, todas as coisas são constituídas de dois princípios, a matéria (hylé) e a forma (morphé). A matéria é o princípio indeterminado dos seres, mas é determinado pela forma. A forma é um princípio determinado em si próprio, e determinante em relação à matéria.
13) Aristóteles explica movimento e mudança a partir de uma inovação na interpretação do ser: ser em ato e o ser em potência. O movimento e a mudança das coisas ocorre através da passagem de um para o outro.
Ser em ato: manifestação do ser que é a existente.
Ser em potência: são as possibilidades do ser, aquilo que pode vir a ser, mas não é ainda.
14) a causa material pode ser a madeira; se refere ao que é feito algo, sua matéria; a causa formal pode ser a forma da cadeira e uma cadeira de balanço.
A causa formal é a configuração específica de alguma coisa; a causa eficiente pode ser o trabalhador, que é o agente externo que produz algo.
A causa final é o objetivo e função do objeto, a razão de sua existência. A causa final da cadeira pode ser ter uma cadeira para dormir um pouco após o trabalho.
Podemos classificar o ser em ato como a madeira, e a cadeira de balanço como o ser em potência;
15) Platão afirmava que o conhecimento verdadeiro seria resultado do processo de negação e afastamento das impressões sensoriais, para em seguida, existir o contato com as ideias e conhecimentos verdadeiros.
Por outro lado, Aristóteles utilizava as impressões sensoriais, a partir da experiência empírica.
16) Não, pois Platão aplica a dialética e Aristóteles aplica a indução. Esta é uma operação mental, partindo do individual para o universal.
17) A ideia de primeiro motor está ligada à questão do movimento do mundo. Para Aristóteles, o que está em movimento foi colocado nesse movimento por outro agente motor, que foi colocado em movimento por outro; Aristóteles afirmava que esse movimento não era infinito, então algo foi a causa do primeiro movimento.
Esse seria o primeiro motor. A atração colocaria esses corpos em contato, gerando o movimento do mundo. O Demiurgo, para Platão, é o construtor do mundo, que foi causado a partir da matéria indeterminada e das ideias eternas; Demiurgo ordena a matéria indeterminada em um mundo de ordem e beleza.
18) Aristóteles define a virtude como o equilíbrio entre o excesso e a falta de um atributo qualquer. É uma prática e não um dom da natureza, devendo se tornar um hábito.
Aristóteles:
Leia mais sobre Platão: https://brainly.com.br/tarefa/15097992
#SPJ2
Autor:
corkyrpvz
Avalie uma resposta:
7