Sugere-se que a formulação do problema de pesquisa ocorra em forma de pergunta. Ao formular o problema de pesquisa, o pesquisador deve considerar se sua pesquisa possui enfoque qualitativo ou quantitativo. Isto é necessário porque há diferenças importantes a serem consideradas, dependendo do enfoque de pesquisa adotado. Com relação à formulação do problema de pesquisa para estes dois enfoques, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas formulações quantitativas, a formulação do problema deve estar fundamentada na experiência e intuição. ( ) Nas formulações qualitativas, a formulação do problema deve estar orientado para testar hipóteses e efeitos de variáveis sobre outras variáveis. ( ) Nas formulações quantitativas, a formulação do problema deve estar focada nas variáveis mais exatas e concretas possíveis. ( ) Nas formulações qualitativas, a formulação do problema deve ser aberta e não direcionada no início. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - V - F - V. B) V - V - F - F. C) V - F - V - F. D) F - F - V - V.

Respostas 2

Resposta:

ALTERNATIVA CORRETA É FFVV

Explicação:

Quando uma empresa, um governo, uma associação ou um político, entre outros, precisam obter informações de um grupo de pessoas (podem ser seus clientes, cidadãos, sócios ou eleitores, entre outros), eles podem, e devem, recorrer a pesquisas de opinião pública ou pesquisas de mercado. Elas podem ser pesquisas quantitativas (ao terminarem, chegam a resultados numéricos, exatos e objetivos) ou pesquisas qualitativas (ao terminarem, chegam a resultados subjetivos, não numéricos e baseados em experiências e relatos particulares). Escrito isso, a alternativa correta para a questão exposta é a letra D.

Pesquisas qualitativas e quantitativas são complementares

Diante da necessidade de obter informações com o mínimo de cientificidade possível, deve-se investir em pesquisas de opinião pública ou pesquisas de mercado e não se ficar apenas baseado em intuição e “achismos”.

Se as respostas que se deseja obter são mais objetivas e numéricas, como por exemplo, quantas vezes por mês um indivíduo vai a um determinado cinema ou compra em um supermercado, deve-se optar por uma pesquisa quantitativa, usando questionário com respostas fechadas (ou seja, as opções de respostas já são dadas e o entrevistado marca uma delas para cada pergunta apresentada).

Por outro lado, se o objetivo é obter respostas mais subjetivas, como por exemplo, por qual motivo um indivíduo vai a um determinado cinema ou compra em um supermercado em detrimento de outros, deve-se optar por uma pesquisa qualitativa, usando questionário com perguntas abertas (sem opções para o entrevistado escolher, ele é convidado a escrever sobre a sua experiência particular em relação ao tema de cada pergunta).

Importante notar que um tipo de pesquisa não exclui o outro. Em outras palavras, pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas são complementares, devendo ser feitas em conjunto sem que sejam necessárias e haja condição (sobretudo financeira) para tanto.

Aprenda mais sobre pesquisa de mercado em: https://brainly.com.br/tarefa/20790837

#SPJ2

Você sabe a resposta? Adicione-a aqui!

Can't find the answer?

Log in com Google

ou

Esqueceu sua senha?

Não tenho conta, e quero Registre-se

Escolha um idioma e uma região
How much to ban the user?
1 hour 1 day 100 years