Planejar é de vital importância para que as organizações consigam atingir seus objetivos. Com a competitividade e as mudanças que as organizações enfrentam, elas precisam se adequar, criar estratégias e realizar um planejamento de longo prazo para que possam ter mais lucros e destaque no mercado.
Infelizmente muitas empresas realizam o planejamento somente no início do negócio e depois param de realizá-lo. As empresas devem continuar traçando seus objetivos, suas estratégias, organizar suas atividades. Além disso, elas também devem fazem uma análise dos ambientes internos e externos para uma melhor aplicação do planejamento.
O processo de planejamento é um processo contínuo de pensar sobre o futuro, com base no que se almeja como estado futuro, avaliando as opções de ações que devem ser seguidas para que estes estados sejam alcançados.
Neste tópico vamos compreender o que é o planejamento, assim como a sua importância para o sucesso empresarial.
O homem realiza o planejamento há muitos anos, desde o início de suas atividades de caça e pesca, na busca por proteção. Nos dias atuais também utilizamos do planejamento para nossas atividades. Nas organizações não é diferente, pois para que as organizações consigam alcançar seus objetivos elas precisam planejar as suas ações.
Você já deve ter realizado a atividade de planejar quando definiu suas férias, o destino que iria, quando iria, o que gostaria de fazer; ou para uma festa de aniversário ou casamento, onde teve que definir o local, convidados, decoração etc. Usamos o planejamento para várias atividades, tanto pessoais como em nosso trabalho em uma organização.
Para que as organizações consigam alcançar seus objetivos elas precisam planejar as suas ações, mapear seus planos, objetivos e metas em longo prazo.
Vejamos algumas definições de planejar e planejamento:
Tajra (2006) descreve que planejar é uma função administrativa que visa aprimorar o processo de tomada de decisão, ou seja, um meio sistemático para tomada de decisão, visando garantir o sucesso da empresa em seu ambiente atual e futuro.
Prezado(a) acadêmico(a), como você já deve ter visto ao longo das demais disciplinas do seu curso, administrar envolve alguns processos, que são chamados de funções administrativas. Planejar faz parte das funções administrativas.
Para Oliveira (2010, p. 5), o planejamento pode ser conceituado como um processo, “desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa”.