SEMANA 1
1- a) Primeiramente manter todos num local bem seguro e evitar que alguns venham se perder da equipe. Logo depois oferecer ajuda para os mais necessitados.
b) As medidas serão tomadas de acordo com a gravidade do ocorrido. Primeiramente a pessoa será avisada, depois a punição será escolhida por pessoas responsáveis ou pelo grupo.
c) Deixar as pendências em seus devidos locais e entregar de forma justa a próxima liderança.
2- Resposta pessoal 3- Infelizmente não. Devemos pesquisar o histórico do candidato, suas propostas, seu partido, e por fim votar de forma consciente.
SEMANA 2
1- b) contratualismo.
2- a) condição de guerra de todos contra todos, miséria universal, insegurança e medo da morte violenta.
3- b) está autorizado a cobrar impostos dos cidadãos ricos para suprir as necessidades dos cidadãos pobres.
SEMANA 3
1. d) a prática de reelaboração da memória.
2. e) sustenção ideológica das desigualdades existentes.
3. d) fortalecimento da participação popular.
4. d) legitimidade da mobilização popular.
SEMANA 4
1- Não. A Constituição defende vários direitos como à moradia, saúde e educação de qualidade mas, na prática muitas pessoas não tem essas garantias, seja por falta de acesso ou pela má qualidade dos serviços prestados.
2- Os serviços melhoraram em certos aspectos. Houve crescimento de pessoas escolarizadas, aumento das unidades de saúde, etc. Mas, ocorreu uma queda na qualidade. para solucionar isso, o governo precisaria investir melhor o dinheiro arrecado.
3- Cortaria os gastos desnecessários e direcionaria os investimentos para as áreas que afetam os mais necessitados.
SEMANA 5
1- Os movimentos sociais, podem ser entendidos como uma manifestação, pacífica ou não por parte de uma camada da sociedade que deseja obter melhorias em determinado setor, fato comum nas sociedades democráticas quando existe alguma repressão por parte do Estado.
2- SINDICATO INDUSTRIAL:
DE CARNES E DERIVADOS DE UBERLANDIA
DAS EMPRESAS PROPRIETÁRIAS DE JORNAIS E REVISTAS DE BELO HORIZONTE
DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE PATOS DE MINAS
DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO TRI NGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA
DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO VALE DO PIRANGA
DA MEC NICA DE UBERABA
DE CALÇADOS DE NOVA SERRANA
DE CALÇADOS DE UBERL NDIA
DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DE UBERLANDIA
DE REFRATÁRIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
METALÚRGICAS, MATERIAL ELÉTRICO E FUNDIÇÃO DE UBERABA
DA CAL DE FORMIGA E REGIÃO CENTRO OESTE DE MINAS GERAIS
DE ALIMENTAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES
DE ALIMENTAÇÃO DE JUIZ DE FORA
DE ALIMENTAÇÃO DE UBERABA
DE BEBIDAS EM GERAL DE MG
DE EXPLOSIVOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
DE FIAÇÃO E TECELAGEM DE JUIZ DE FORA
3- Central Sindical é uma entidade associativa de representação geral de trabalhadores, sob o regime do direito privado, sendo composta de organizações sindicais. Possui personalidade jurídica própria e estrutura independente dos sindicatos que a formam.
4- Dentro de uma ótica trabalhista os sindicatos atuam diretamente na proteção por interesses econômicos, políticos e até mesmo sociais de seus associados.
SEMANA 6
1- Política pública universal - política que atinge a população integralmente. na constituição temos o artigo 6: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados"
No âmbito nacional, temos as campanhas de vacinação realizadas pelo SUS (sistema único de saúde). O Plano Nacional de Educação, as leis trabalhistas.
Políticas públicas focalizadas - Atinge seguimentos descriminalizados da população.
Políticas afirmativas, como: cota para negros, mulheres nos concursos públicos, estatuto do idoso, estatuto da criança e do adolescente.
2- Um programa da Prefeitura que esteja beneficiando seu bairro, por exemplo, é uma política pública. A educação, a saúde, o meio ambiente e a água são direitos universais, assim, para assegurá-los e promovê-los estão constituídas pela Constituição Federal as políticas públicas de educação e saúde, por exemplo
3- O SUS
4- Acho um bom investimento pois ajuda muitas pessoas, todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social.