1)O que determinou o surgimento dos livros religiosos? * 2 pontos a) O aumento da fé humana. b) A chegada de novas gerações. c) A invenção da escrita. d) A necessidade de doutrinas 2) Sobre a Bíblia, assinale a alternativa FALSA: a) Ela é considerada sagrada para os cristãos de todo o mundo. b) A Bíblia foi escrita por diversos autores durante muito tempo. c) A Bíblia é composta por dois livros: o novo e o velho testamento. d) Ela é um conjunto de livros sagrados dividida em duas partes. 3)Sobre o livro sagrado dos mulçumanos, assinale a opção VERDADEIRA: a) O livro foi uma revelação do próprio anjo Gabriel. b) O livro contém todas as verdades de Jesus Cristo. c) Maomé é considerado um ser divino no Alcorão. d) O Alcorão é uma revelação do Ser Transcendente. 4)Assinala a opção FALSA sobre o livro sagrado dos budistas: a) O livro contém mensagens filosóficas sobre o universo. b) O livro possui um conjunto de leis e mensagens de Buda. c) O livro traz a história da vida de Buda e seus discursos. d) O livro determina o estilo de vida dos seguidores do budismo.
O Estado X, visando aumentar a sua arrecadação, instituiu novo imposto, não previsto na Constituição Federal. Sobre a hipótese, assinale a afirmativa correta. a) O Estado X pode instituir imposto, mediante lei complementar, desde que previsto na Constituição Estadual. b) Para exercer a competência residual do Estado X, é necessária lei de iniciativa do Governador do Estado. c) O Estado X não pode instituir o imposto novo, tendo em vista que a competência residual para a instituição de novos impostos é somente da União. d) É vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a instituição de impostos não previstos na Constituição Federal.
GABARITO: C
CF - Art. 154. A União poderá instituir:
I - mediante lei complementar, impostos não previstos no artigo anterior, desde que
sejam não-cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos
discriminados nesta Constituição
Questão tranquila que fala sobre Competência. O Direito Tributário é extremamente legalista. Sempre por Lei pode-se criar tributos, tanto pela CF/88 como pelo CTN.
Explicação:
O Estado X não pode instituir o imposto novo, tendo em vista que a competência residual para a instituição de novos impostos é somente da União.
O trecho que mostra o conflito gerador dessa história é:
“Vagarosamente, tentou dar a primeira volta...”. (1º parágrafo)
“– Vou descendo – anunciou a mulher, impaciente.”. (2º parágrafo)
“O tempo da ansiedade, não o do relógio.”. (5º parágrafo)
“... não sabia mais como se ata o nó da gravata”. (1º parágrafo)
“Viu-se no espelho, rugas e suor na testa:...”. (1º parágrafo)