No setor público, o processo orçamentário segue o Ciclo Orçamentário: uma sequência de etapas a serem cumpridas como parte do processo orçamentário até que o ciclo se reinicie no próximo período. O orçamento público é um instrumento utilizado para gerir os recursos financeiros do poder público, garantindo a melhor alocação possível de recursos. Ele envolve quatro fases: a) elaboração e planejamento; b) discussão, estudo e aprovação; c) execução orçamentária e financeira; e d) avaliação e controle. Analise as asserções abaixo: I.Assim como o orçamento público, o orçamento empresarial também envolve uma fase de discussão, estudo e aprovação. PORQUE II. Os critérios de aprovação de um orçamento empresarial são relacionados à rentabilidade, lucratividade e liquidez do negócio, por exemplo. A A asserção I é Verdadeira e a II é Falsa B A asserção I é Falsa e a II é Verdadeira C As duas asserções são verdadeiras e a II complementa a I. D As duas asserções são verdadeiras, mas não estão relacionadas E As duas asserções são falsas
Uma das ferramentas para desenvolver o processo educativo é a Contação de histórias. Observe o correto para assinalar:
O contador de histórias não precisa entender os anseios de quem vai ouvir sua história, nem compreender suas necessidades ou sua forma de ver o mundo.
Quando a criança escuta uma história ela se equilibra no mundo, reproduz referências e entende o que passa ao seu redor.
A contação de histórias com criatividade e imaginação produz a inteligência, sensibiliza, humaniza, fortalece e estimula a memória, deixando de produzir um processo naturalmente educativo.
Contar uma história leva você a narrar a vida, exercitando a renovação, o encantamento, mas sem o uso da imaginação.
Para escutar alguém não é exigido nenhum esforço intelectual, silencioso, respeitoso, nenhuma compreensão e empatia.
QUESTÃO 7 (INÉDITA) A seguir, seguem trechos de uma entrevista feita pela Universidade de Brasília (UnB) com o professor e lin- guista Marcos Bagno. Entrevistadora - Qual a sua opinião sobre a escrita não padrão de Chico Bento em relação às influências dessa variação na formação de leitores, uma vez que histórias em quadrinhos do Chico Bento são lidas especialmente por crianças? Marcos Bagno - São muitos os problemas nesse caso. As opções ortográficas do Chico Bento são, na verda- de, simples transcrições do modo de falar de pratica- mente todos os brasileiros. Por exemplo, a preposição que escrevemos "de" aparece no Chico Bento escrita "di". Ora, com poucas exceções, é "di" ou "dji" que a imensa maioria dos brasileiros fala. Por que escrever "de" quando é a Turma da Mônica, que vive na cidade, e "di" quando é o Chico Bento e sua turma? Esse é só um pequeno exemplo das incoerências ortográficas pre- sentes nas revistas do Chico Bento. Já fiz uma pesqui- sa e cheguei à conclusão de que mais de 80% das falas do Chico e de sua turma não têm nada de "regional", mas são simplesmente grafias não oficiais que repre- sentam, de fato, o modo de falar da grande maioria dos brasileiros. Se eu pudesse aconselhar o Mauricio de Sousa, diria a ele que só registrasse de modo especial o que realmente fosse regional. BAGNO, Marcos. Entrevista com Marcos Bagno. [Entrevista concedida a] Elisângela Liberatti e Michelle Aio. In-traduções: revista do progra- ma de pós-graduação em estudos da tradução da UFSC, 2011. Conforme podemos perceber, a entrevista faz referên- cia ao uso social da língua, feita pelo personagem de Mauricio de Sousa, Chico Bento. Levando em conta a fala de Marcos Bagno, compreende-se com relação a esse uso que A para o linguista, esse tipo de uso, sobretudo no meio infantil, pode criar certo preconceito contra outras pessoas que utilizam esse mesmo nível de língua. Bo nível de linguagem presente nas história infantis desse personagem aponta para uma representa- ção fiel do falar cotidiano dos moradores das zonas rurais brasileiras. Crepresenta, de maneira verossímil, o modo de falar de uma parcela significativa de falantes brasileiros. D faz uma forte crítica social àqueles que defendem um modelo de escrita coloquial. E por apresentar uma grande quantidade de erros gramaticais, não pode figurar nas histórias em qua- drinhos para crianças.
Modos verbais de:fecha,vai mudar,conheceu,desejo,precisa entender,torna,concordar,chega,pode,beijar,pode aproveitar,vou morrer,saiba,quero passar