A construção de um pensamento decolonial sobre a história e cultura da população negra.
Os professores do curso de História criaram um site educacional para divulgar trabalhos
produzidos pelos alunos. Os alunos do 5º e 6º Semestres do curso foram convidados a escreverem
textos para o site. Os professores orientaram os alunos a escreverem textos sobre temas atuais e que
estão no centro das discussões teóricas na área de ciências humanas. Os professores também
explicaram que os textos podem ser produzidos individualmente ou em grupo, e que também é
interessante inserir imagem(ns) no decorrer do mesmo.
Emília se interessou em produzir um texto analisando o conceito de decolonialidade. A
escolha de tal tema levou em conta o grande apelo que esse conceito tem nos dias atuais.
Apesar de já ter ouvido falar sobre esse conceito, ainda falta para Emília conhecimentos
suficientes para a elaboração do texto. Nesse sentido, a partir de leituras e novos conhecimentos, é
que o texto deve ser elaborado.
1. A partir das leituras e do vídeo, você deverá produzir um texto para um site educacional.
Desse modo, deverá se atentar a linguagem utilizada, a utilização de fontes (os textos e
vídeo indicados são obrigatórios, mas você pode pesquisar outros materiais também).
Lembre-se de selecionar uma ou mais imagens relacionadas ao texto. Essas imagens
podem ser inseridas no início, meio ou fim do texto. É importante que cada imagem ocupe
o espaço de aproximadamente ¼ da lauda. Abaixo/no rodapé da imagem coloque o
tema/título da mesma, ano em que foi produzida, autor e fonte/site em que pesquisou tal
imagem. O texto deve partir da seguinte questão (que é também título do texto): De que
modo a perspectiva decolonial no ensino de História pode colaborar para superar o
racismo epistêmico?
Lembre-se que esse texto deverá abordar questões como:
a. O que significa o conceito de decolonialidade?
b. De que modo essa perspectiva altera o modo de se pensar a História?
c. Como essa perspectiva relaciona-se (ou deve relacionar-se) ao Ensino de História?
d. Qual a ligação entre a colonialidade e o racismo epistêmico?
primeiro: multiplique o 9 por 8 e depois por 9..... forma assim a primiera parcela=711
segundo: multiplica 8 (que representa 80) . por 9 3 depois por 7 fomra assim a segunda parcela=623. Mas deve ser deslocada uma casa para direita e fica assim:
Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais.
Durante uma aula, uma criança, devido a provavelmente algo que comeu, começou a vomitar e a ter diarreia. Depois que isso aconteceu, a professora notou que ela ficou bem mais apática e sonolenta. Logo ela recordou que: a. Ela agora está mais “fraca” e por isso está mais quieta. b. Como perdeu muita água devido ao vômito e a diarreia irá ficar muito cansada e por isso ficou quieta. c. Sempre que vomitamos, ficamos quietos para evitar novos episódios do mesmo sintoma. d. Essa criança ficou triste e por isso ficou mais quieta. e. Sem os minerais (sódio, potássio e cálcio) além da água que a criança está perdendo no vômito e na diarreia, os seus neurônios não irão funcionar com a mesma eficiência.