A alternativa B é a correta. Alencar não identifica Iracema como personagem histórica, apesar de o fazer com Martim e Poti.
O que foi o romantismo?
Romantismo foi um movimento literário, surgiu na metade do século XIX e possuiu três fases.
Iracema, personagem do livro com seu nome, foi a protagonista do romance de Alencar. Sendo ela uma índia e vinda do romance da primeira fase do romantismo, indianista, Iracema é uma romântica e, por ser mulher, suas características são as da mulher idealizada.
No romantismo as mulheres são a ideia do perfeito, são idealizadas e desejadas pelos atributos de beleza, submissão e inocência. Enquanto os homens são descritos como heróis dos perigos e desavenças da vida em prol de conquistar a amada, e ser honroso o suficiente para merecer o amor de tal.
Essas características são mais evidentes no primeiro e segundo movimento do romantismo, sendo eles: indianistas e ultraromânticos. O terceiro movimento, no entento, começa a modificar um pouco começando a refletir o naturalismo que viria logo em seguida, movimento esse caracterizado pelo nome de condoreira.
Enunciado completo:
Argumento histórico − Na primeira expedição foi ao Rio Grande do Norte um moço de nome Martim Soares Moreno, que se ligou de amizade com Jacaúna, chefe dos índios do litoral, e seu irmão Poti. Em 1608, por ordem de D. Diogo Meneses, voltou a dar princípio à regular colonização daquela capitania. Poti recebeu no batismo o nome de Antônio Filipe Camarão, que ilustrou na guerra holandeza. Martim chegou a mestre-de-campo e foi um dos excelentes cabos portugueses que libertaram o Brasil da invasão holandeza. O Ceará deve honrar sua memória como um varão prestante e seu verdadeiro fundador.
(Adaptado de José de Alencar. Notas a Iracema. S. Paulo: Melhoramentos, 2.ed. p. 154)
Alencar identifica como personagens de seu romance as figuras históricas de Martim e Poti, mas não faz o mesmo com Iracema. Isso se deve ao fato de que Iracema.
a) não representa, em sua individualidade feminina, personagem que, mesmo remotamente, se possa localizar no plano histórico.
b) é sobretudo uma protagonista romântica, de modo que sua condição de nativa ressalta aspectos de mulher idealizada.
c) não tem relevância histórica, tratando-se de uma índia inteiramente à margem dos costumes sagrados de seu povo.
d) encarna mais o afã de independência nacional do que, propriamente, o código de conduta dos indígenas.
e) encarna a heroína clássica que, acima da História, representa a espiritualidade, o senso de missão e a nobreza da renúncia.
Entenda mais sobre o romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/5839093
#SPJ4