O Ratio Studiorum foi o método utilizado pelos Jesuítas em suas escolas. As cincos alternativas da questão são verdadeiras. Vejamos cada as afirmativas.
Ratio Studiorum
I. A fusão dos estudos humanos e científicos - estabelecida no Ratio - significava, para os humanistas e jesuítas, uma abrangência do desenvolvimento, singularmente, intelectual.
II. ( ) O Ratio Studiorum aliava os estudos humanísticos com os estudos científicos, já que ele visava formar homens que conseguissem pensar e escrever.
As duas afirmativas acima referem-se ao termo em latim Ratio significa Razão. Esse período da atuação dos jesuítas era chamado de Humanismo. Era o retorno à cultura greco-romana e a fuga do pensamento medieval. Valorizava-se o intelecto em detrimento do místico.
III. ( ) O Ratio engloba, somente, as regras do provincial, em seguida, as do reitor, do prefeito de estudos, bem como as dos professores, além de cada matéria de ensino.
Havia níveis de regra que orientava os alunos. Veja quais eram:
- Regras do Provinçal: Ele tinha a incumbência de zelar para que os alunos exercem sua vocação
- Regras do reitor: É o ponto máximo das escolas. Foca-se no zelo pelas virtudes religiosas.
- Regras do prefeito: Organize os estudos, e dirige as aulas afim de buscar progresso nos estudos e na virtude.
IV. O Ratio Studiorum inclui cinco disciplinas denominadas de estudos superiores: Retórica, Humanidades, Gramática Superior, Gramática Média e Gramática Inferior.
O ensino da gramática envolve Gramática Superior, inferior e média. Havia leitura e produção textual. Envolve retórica e humanidades como disciplinas que ampliam os estudo das línguas.
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