Resposta:
1)
Para reinventar-se é preciso pensar, ou seja, escutar nosso pensamento. Fazendo isso, vamos ver que a acomodação só leva à imobilidade, a uma vida sem lutas. Precisamos lutar pelos nossos ideais para sobreviver com dignidade, pois nada deve nos derrubar.
2.
Sim, concordo, porque ao falarmos demais, tiramos o direito do outro de dar sua opinião. Por isso a importância de ouvir é tão importante, e, às vezes, mais do que a de falar. Devemos ouvir o outro.
3.
"O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar."
(...) "a gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer… não basta o silêncio de fora."(...)
Neto Andrade
▪︎Ouvir é muito importante. Ouvir para refletir só vai ajudar depois a expressarmos nossas dúvidas e certezas. Não ouvir o outro e atropelá-lo, não o deixando expor por completo seu pensamento, é falta de respeito com o outro e com nós mesmos.
Falta, hoje em dia, essa paz interior que nós leva a não ter esse tempo de espera, em ouvir o outro.
--------------
"(...) Hora de tirar os disfarces, tirar as máscaras e reavaliar, reavaliar-se."(...)
Lya Luft
▪︎É hora de pensarmos como estamos vivendo e o que significa viver. Estamos no caminho certo, ou temos que nos reiventar? Todos nós deveríamos ter esse momento: parar para refletir sobre a vida que estamos levando.
4.
Tem pessoas que têm uma necessidade de ouvir a opinião de outros para tomar uma decisão, mas outros preferem decidir sozinhos. Isso depende de cada um.
Acho importante pensar nos prós e contras numa decisão ou atitude importante. E, se tivermos dúvidas, devemos sim, pedir a opinião de alguém que nos ama e que amamos.
5.
A importância de ouvirmos o outro e nós mesmos.
Cada dia que passa, fica mais importante sabermos ouvir o outro, bem como os nossos pensamentos.
Temos notado que as pessoas, em diversos locais, não têm paciência de ouvir o outro. Seja na escola: professor e aluno, em casa: pais e filhos, no escritório: patrão e empregado ou em qualquer lugar.
As pessoas atropelam o outro antes dele responder e vão falando, falando. Além de falta de educação, é um desrespeito com elas mesmas, pois a conversa não flui e nada se resolve. Não se chega a um denominador comum.
Enquanto o outro fala, devemos pensar no que ele está dizendo e conseguir chegar numa conclusão, se estou ou não concordando com aquilo. E, no tempo certo, vamos expor nossa opinião.
Tudo vai se encaminhar melhor assim.
O pensamento também é muito importante, principalmente, quando pensamos, de maneira isolada, em nosso íntimo.
Deixamos, então cair máscaras e disfarces e somos nós mesmos. Dessa maneira, podemos nos reinventar e darmos a volta por cima. Com certeza, seremos mais felizes.
.