Resposta:
A ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) consiste em uma organização intergovernamental (bloco econômico) composta por treze países da América Latina, unidos por um objetivo em comum: facilitar a comercialização entre eles.
Explicação:
A Aladi surgiu numa época em que os países latino-americanos, atualmente membros do bloco econômico, se reuniam na capital do Uruguai, Montevidéu, para implementar uma zona de livre comércio, antes denominada de ALALC (Associação Latino-Americana de livre comércio).
Mais tarde, em 1970, essa associação se expandiu com a adesão de novos membros: Bolívia, Colômbia, Equador, e Venezuela. Dez ano depois, em 1980, ela foi substituída pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio (ALADI) por meio da assinatura do Tratado de Montevidéu.
Durante o desenvolvimento da associação, alguns países, como Brasil, Chile e Argentina, estavam sob o comando de regimes ditatoriais, mas isso não impediu que os governos iniciassem o processo de integração da ALADI.
Inicialmente, o objetivo era proteger o mercado latino-americano da influência de americanos e europeus que, na época, eram seus principais compradores, buscando seguir o mesmo exemplo de outras instituições já estabelecidas, como a BENELUX e a Comunidade Econômica Europeia. A sede da associação da ALADI está localizada em Montevidéu, no Uruguai.