Ao considerar sobre abordagem de Sérgio Buarque de Holanda, considera o aspecto emotivo do brasileiro como vinculado com uma sociedade tipicamente patriarcal entendendo, ainda, que concepções individuais valem para a convivência pública.
Cordialidade do brasileiro em sociedade patrimonialistaNo livro de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, há uma análise com relação à cordialidade do brasileiro que tem um comportamento no convívio social baseado no afeto e emoção, mas com indicações diferenciadas.
De forma específica, este tipo de situação consiste em uma influência com a criação no Brasil de uma sociedade baseada no patriarcado e patrimonialismo.
Com isso, ocorre o entendimento de que é preciso indicar de maneira externa que está tudo bem para não externar as situações que ocorrem no interior de cada família e pessoal porque isso significaria uma vergonha para o patrimônio e descendência.
Ao considerar, portanto, este tipo de consideração o homem cordial confunde em sua atuação o público com o privado por por manter a supremacia individual em relação ao social significando uma liberação do pavor de conviver consigo mesmo (a).
Quanto aos exemplos do cotidiano com relação a esta situação, é possível mencionar os seguintes:
- Entendimento de situações públicas que devem seguir conceitos particulares;
- Foco excessivo da cordialidade com base no entendimento de cada pessoa de como seria essa prática;
- Consideração de que as normas públicas devem seguir os entendimentos de determinada pessoa.
Para saber mais sobre sociedade patrimonialista: https://brainly.com.br/tarefa/2151284