No texto 1 entende-se que o narrador escreveu um poema com seu próprio nome, tornando a alternativa correta a letra A. O autor decidiu escrever o poema com seu próprio nome, compreende-se que ele busca a identificação do leitor diante a ter um nome popular e assim a aproximação.
Motivo de ser José
Traz a aproximação do leitor, levando a reflexão diante a pergunta retórica. Teve como objetivo utilizar um nome comum, igual a Pedro, João, Rafael, entre tantos outros. O autor decidiu escrever o poema com seu próprio nome A repetição do verso reproduz a pergunta que fazemos a nós mesmos quando somos surpreendidos diante as adversidades da vida.
Complemento da questão:
Mas isso ainda diz pouco: se ao menos mais cinco havia com nome de severino filhos de tantas marias mulheres de outros tantos [. ] zacarias, vivendo na mesma serra magra e ossuda em que eu vivia. Somos muitos severinos iguais em tudo na vida. [. ] esses textos são semelhantes, pois abordam a vida de pessoas que vivem na mesma serra magra e ossuda. Citam alguns nomes que são comuns em uma determinada região do país. Defendem o poder da poesia de agir como um tônico para animar alguém. Descrevem um cenário harmonioso em que pombos pousam na varanda. Mostram a existência de pessoas que compartilham o mesmo nome
Entenda mais sobre "E agora, José?" aqui: brainly.com.br/tarefa/45732579
#SPJ4