Resposta:
Do latim musēum, um museu é um lugar onde se guardam e exibem coleções de objetos de interesse artístico, cultural, científico, histórico, etc. Costumam ser geridos por instituições sem fins lucrativos que procuram difundir os conhecimentos humanos.
Existem, de qualquer forma, museus privados com fins lucrativos. Em todo o caso, os museus consagram-se à investigação, à conservação e à exposição de coleções que tenham um valor cultural.
Antigamente, este tipo de coleções eram guardados em templos e só eram exibidas em ocasiões especiais. Também existiam coleções privadas nas mãos da aristocracia, que as expunha nos seus jardins ou residências para serem apreciadas pelos seus visitantes.
Os museus eram, na Grécia Antiga, tempos das musas (essas musas eram divindades que protegiam as artes como a poesia, a comédia, a música, a dança, entre outras). E nesses templos eram deixadas oferendas para essas divindades, oferendas essas que, em sua maioria, eram bens preciosos ou mesmo objetos exóticos. E tais bens acabavam por serem expostos ao público, mediante o pagamento de uma pequena quantia.
É visitando um museu que as pessoas podem conhecer melhor sobre a cultura e história de uma determinado país, estado ou cidade. Uma vez que nesses locais estão objetos de diferentes épocas.