Resposta:
IST: Infecção Sexualmente Transmissível.
Agente causador: são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
Sintomas: podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.
Formas de transmissão: Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
Tratamento: Algumas o tratamento é feito com antibióticos, outras não tem cura.
Métodos de prevenção: O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C.
1- Herpes Genital: Sintomas- Dor, coceira e pequenas feridas podem ocorrer no primeiro momento. Elas formam úlceras e crostas. Prevenção - Uso de preservativo nas relações sexuais.
2- Hepatite B: Sintomas - Os sintomas variam e incluem amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escura. Prevenção - Uso do preservativo nas relações sexuais, e vacinação como medida mais efetiva.
3 - Varíola do Macaco: Sintomas - Dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. Prevenção - evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca.
4 - Pediculose Pubiana: Sintomas - A principal queixa é a coceira. Nos locais da picada, podem ocorrer alterações da pele semelhantes à urticária, bolhas e manchas azuladas. Prevenção - A única forma de evitar a pediculose pubiana é impedir o contato com os piolhos e a fixação das lêndeas.