Êxodo rural
Êxodo rural é o processo de saída de pessoas do campo para a cidade a modernização agrícola, concentração fundiária e busca por melhores condições são algumas de suas causas.
E essas causas podem ser como a modernização da produção agrícola, a concentração fundiária, a busca por melhores condições de vida e melhores empregos, entre outros fatores entre as suas consequências estão o esvaziamento das zonas rurais e o crescimento desordenado das cidades.
No Brasil, o êxodo rural ganhou força com a industrialização e se intensificou entre 1970 e 1980, quando mais da metade da população passou a viver nas cidades.
A principal causa do êxodo rural é a modernização do processo produtivo no campo. Com o advento da Revolução Verde em meados do século XX, um grande número de novas tecnologias foi incorporado nas cadeias produtivas agropecuárias, o que condicionou a transformação do perfil de mão de obra empregada, que passou a exigir maior qualificação e também a substituição de postos de trabalho pelos maquinários com isso, muitas pessoas que perderam os seus trabalhos emigraram para os centros urbanos em busca de emprego e um recomeço.