Resposta:
No Brasil, as transformações no comércio se intensificam após a II Guerra Mundial, com a consolidação e expansão da industrialização de nosso território, principalmente pela indústria automobilística, eletroeletrônica e de bens de consumo não duráveis. A industrialização acelerou o processo de urbanização, particularmente a partir da década de 1960.
O comércio, neste momento passa a introduzir novas formas para a reprodução do capital, sendo os principais fatores, segundo PINTAUDI (1989, p.82), "a produção em massa, concentração crescente de pessoas nas cidades, aumento qualitativo e quantitativo do consumo e a generalização do uso do automóvel" foram responsáveis pela introdução de novas formas comerciais para que a reprodução do capital fosse adequada.
Estes fatores foram primordiais para a realização do lucro e para a consolidação de novas formas e de novos padrões de localização do comércio nas cidades.
O automóvel, que passa a ser um objeto de presença constante no país, nesse momento, vai ser um dos elementos que contribuíram para modificações substancias na estrutura das cidades, principalmente no movimento de reprodução e ampliação do espaço urbano. O automóvel possibilitou maiores deslocamentos dentro das cidades, o que contribuiu para o surgimento de inúmeras formas de abastecimento; ele ampliou o raio de ação dos consumidores e passou, assim, ser um elemento essencial de circulação dentro das cidades.
Quanto ao consumo, o aumento e a diversificação de mercadorias oferecidas, possibilitaram sua especialização, segmentação e individualização, isto é, a produção passou a colocar no mercado, um rol de mercadorias maior para atender uma demanda cada vez maior e mais diversificada, atendendo os mais variados gostos e desejos.
Desde logo, concordamos com TOURAINE (1994), quando afirma que vivemos numa sociedade de consumo, onde as mercadorias passam a mediar nossas relações formando uma sociedade que vive a "modernidade triunfante" na expressão do referido Autor (1994, p.15). A emergência dessa sociedade de consumo, é fruto dos avanços e das mudanças que a sociedade, principalmente neste século, sofreu. O processo de mudança produtiva e de difusão das mercadorias, possibilitaram que novos valores sociais fossem surgindo, fundamentalmente baseados no consumo. A individualização do consumo, proporcionada pela diversificação e especialização da produção, é atualmente um dos grandes elementos para se compreender os novos padrões da sociedade.
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