Resposta:
1 – O texto em análise é uma entrevista.
a) Qual é o assunto abordado na entrevista lida?
R: A presença da mulher no mercado de trabalho e o cenário cultural que ainda colabora para que haja a desigualdade social entre os homens e as mulheres.
b) Há, nas perguntas, indícios que demonstram ter a entrevistadora conhecimento da atividade profissional da entrevistada, além de ter preparado previamente as questões? Justifique sua resposta?
R: Sim, e podemos perceber isso na primeira pergunta, quando a entrevistadora pergunta sobre as ações da empresa em que Soares trabalha. As perguntas foram preparadas previamente, mas a última pergunta foi formulada após uma resposta da entrevista, procurando esclarecer o leitor.
2 – O título da entrevista lida coloca o leitor a par do assunto que será abordado, procura sintetizar o que foi exposto ou apresenta a fala da entrevistada sobre sua atividade profissional? Justifique.
R: Sim, o título antecipa o assunto que será abordado no texto. No entanto, analisando o texto, não se pode dizer que o título da entrevista é uma fala da entrevistada, algo que é comum nesse gênero.
3 – Sabemos que uma entrevista pode sofrer variações conforme o entrevistador, o jornal ou revista e o público leitor.
a) Qual é a estrutura da entrevista em estudo?
R: Há variações na entrevista quanto ao suporte. A revista adotou uma estrutura em que há título, primeiro parágrafo em que se apresenta o entrevistado, e perguntas e respostas. A maioria das empresas jornalísticas, entretanto, utilizam o nome da empresa no lugar do nome do (a) entrevistador (a).
b) Que nível de linguagem a entrevistadora e a entrevistada empregam: culto formal, culto informal ou popular? Justifique.
R: É a culto informal, devido à fala da economista, quando usa: "aí" e "a gente". "Ainda tem um caminho", ao invés de "ainda há um caminho".
4 – É sabido que a entrevista, qualquer que seja ela, usualmente é realizada oralmente. Depois ela pode ser transposta à modalidade escrita.
a) Nessa entrevista, é perceptível algum traço ou característica típica da oralidade? Se sim, identifique.
R: Sim. Podemos observar, na entrevista, marcadores de oralidade como "aí", "a gente".
b) A entrevistadora soube aproveitar os comentários da entrevistada para improvisar perguntas que resultaram em respostas mais interessantes? Justifique.
R: Sim, ela usou a resposta da entrevista para formular a pergunta sobre o que seria "ter teto de vidro".
Explicação:
Foi o que eu coloquei, espero ter ajudado :)