Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia…
Com base no texto que você acabou de ler, produza um pequeno texto registrando algumas informações que possam sintetizar as ideias nele contidas:
Qual o atributo principal do jogo de exercício?
Quando surge o jogo simbólico? O que é o brincar simbólico?
A fantasia da brincadeira de faz de conta costuma ser prejudicial para o desenvolvimento da criança? Justifique sua resposta.
Qual a fase do desenvolvimento cognitivo proposta por Piaget que corresponde aos primeiros dois anos de vida? Quais suas principais características?
O jogo de exercício são aqueles que auxiliam no desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças, como por exemplo a memorização nos jogos de memória.
O jogo simbólico se caracteriza a partir da realidade, estimulando a imaginação e a ludicidade da criança.
Piaget defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
O jogo do exercício, que contemplam as crianças nos 1º meses de vida, tem como principal atribuição o desenvolvimento sensório-motor; enquanto que o simbólico ocorre do 2º ao 6º e tem relação com a criação de imagens mentais sobre algo. No faz de conta, não há prejuízo uma vez que, abre o mundo da imaginação, e a criança tende a crescer intelectualidade. Ainda, segundo Piaget, o estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos.
CERTO O foguete deve ser lançado inclinado a 45 graus para ir bem longe. CERTO Não podemos lançar foguetes na direção de casas, pessoas, carros etc. CERTO A frente do foguete deve ser “fina” para “furar” melhor o ar