Resposta:
Dei uma pesquisada, acho que isso serve
ARTIGO DE OPINÃO
TEMA: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS AFETA A QUALIDADE DO ENSINO
A violência nas escolas públicas brasileiras atualmente está descontrolada. São casos e mais casos que vemos na mídia, que são de dar medo. Isso tudo é um horror, por isso, sou totalmente contra a qualquer tipo de violência, pois ela afeta, principalmente, a qualidade de ensino, devido a perda de tempo para resolver conflitos nas salas.
Em todas as escolas quem sofre bastante com a violência são os professores. De acordo com uma pesquisa da Internacional Stress Management (ISMA), realizada em São Paulo e Porto Alegre, 47% dos professores já sofreram agressões verbais e 11% chegaram a ser agredidos fisicamente, isso é realmente um absurdo, assim, fica impossível propiciar um ensino de qualidade.
Com tanta violência nas escolas, acaba afetando a qualidade do ensino dos alunos. Muitos professores cansados de tudo isso, acabam deixando de lecionar, é o que mostra uma pesquisa coordenada por uma pesquisadora; ela aponta que 29% dos professores entrevistados pensam em deixar de lecionar, devido à violência, mas sem professor não existe aluno!
O papel da família, em minha opinião, é realmente muito importante para a diminuição dos casos de violência nas escolas. Apesar de alguns alunos serem violentos, esses vêm de casa com esse tipo de atitude, sofrem violência doméstica e veem os pais alcoolizados. No entanto, os principais afetados pela violência são, tristemente, os poucos alunos que vão para a escola, em busca de um futuro.
Tendo em vista todos os fatos, concluo que, todos precisam se unir para mudar esse atual cenário. Precisamos investir na prevenção, porque assim, se previne problemas futuros, ou seja, levar esse tema para as séries iniciais, com palestras e debates. Para isso acontecer, é essencial a cooperação de todos e o desenvolvimento de projetos e outras medidas para sanar o problema.