Resposta:
Trazemos um tema de suma importância nos dias atuais, que apresentamos com riqueza de detalhes para quem ainda não conhece, e para quem já tem familiaridade com o assunto, se aprofundar ainda mais.
Quando se fala sobre Educação A Jumbiental, Reciclagem, Energia Renovável, Sistemas Sustentáveis de Produção, Neutralização de Carbono e tudo que está relacionado a ações práticas de Sustentabilidade e Consciência Ambiental, não podemos deixar de destacar o papel do Marketing Verde para as empresas que queiram de fato se envolver com os temas acima mencionados, em todas as suas esferas. Segundo estudos recentes, o Brasil possui um número de compradores superior a 80% que prefere comprar de empresas sustentáveis.
Aderindo ao Marketing Verde, as empresas engajadas nesses conceitos estabelecem uma conexão com esse público que se expande a cada dia em inúmeros mercados.
MARKETING VERDE
Cada vez mais a sustentabilidade tem se tornado um tema de importante debate entre a sociedade e as empresas. Diversas ações ambientalmente corretas e que buscam transformar a nossa sociedade têm sido chefiadas por companhias de todo o mundo. Dentro desse contexto, o marketing verde ganha ainda mais importância.
Será que a sua empresa tem estado em sintonia com esse novo modo de produzir e também de pensar as ações de marketing? Siga e leitura e entenda melhor o tema!
O que é marketing verde?
Também chamado de marketing ambiental, ecomarketing ou marketing ecológico, o marketing verde é um movimento que envolve as empresas ligadas à sustentabilidade e que visam colocar no mercado produtos que sejam ambientalmente responsáveis.
Mais do que desenvolver produtos “verdes”, a empresa deverá ter uma postura sustentável em toda a sua linha de produção, visando reduzir o impacto ambiental na sua cadeia produtiva, desde a escolha das matérias-primas, passando pelo processamento e embalagem, até a distribuição e o descarte.
Assim, com um apelo ambiental bem forte, o marketing verde visa vincular a imagem de uma marca à ideia de sustentabilidade e de empresa ecologicamente consciente. As ações de marketing buscam mostrar a esse público mais ligado às questões ecológicas que a empresa se preocupa em adotar um posicionamento sustentável em toda a sua cadeia produtiva e também na inovação de produtos e serviços.
Como funciona o marketing verde?
Para entender como esse tipo de marketing funciona, é importante explicarmos alguns princípios que o norteiam. Assim, é essencial que, antes de buscar divulgar a sua marca como “amiga da natureza”, a sua empresa seja: Ecologicamente Correta, Economicamente Viável, Socialmente Justa e Culturalmente Aceita.
Para entender como esse tipo de marketing funciona, é importante explicarmos alguns princípios que o norteiam. Assim, é essencial que, antes de buscar divulgar a sua marca como “amiga da natureza”, a sua empresa seja: ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.
Na prática, vemos que a sustentabilidade não engloba apenas ações ambientais, mas também deve haver uma preocupação econômica, social e cultural.
Ou seja, não estamos apenas falando de divulgar a sua empresa como se ela fosse sustentável, mas sim de buscar desenvolver ações que realmente tragam essa postura.
Caso contrário, você apenas estará praticando o que é conhecido como greenwashing (lavagem verde), que ocorre quando uma empresa tenta enganar seu público divulgando informações falsas. No caso, a marca afirma ser sustentável, porém, na prática produtiva, acaba não sendo essa a realidade.
Como surgiu o marketing verde?
O marketing verde está atrelado a uma nova necessidade do consumidor. Assim, as ações de marketing ecológico buscam despertar na população em geral uma consciência acerca da sustentabilidade.
A primeira vez que ações do tipo começaram a ser feitas foi em 1960, na Europa e nos Estados Unidos. Porém, seus impactos apenas foram sentidos a partir de 1990, com o avanço da internet.
Foi nessa época também que o mundo começou a perceber os efeitos da escassez dos recursos naturais e da poluição, o que fez com que muitos consumidores começassem a pressionar as empresas por mudanças de postura.
No Brasil, esse período da década de 1990 coincidiu com a vinda das multinacionais com mais força no país, especialmente as dos EUA e Europa. E, com elas, vieram as primeiras ações de ecomarketing.
Com o terceiro setor ganhando força e os temas ecológicos se tornando destaque, as empresas e os próprios consumidores passaram a enxergar o marketing verde de forma diferenciada.
Quais as vantagens do marketing verde?
O comportamento do consumidor está mudando – e cada vez mais as pessoas têm se preocupado com as questões ecológicas.
Uma pesquisa realizada em 2015 pela consultoria PwC identificou os países com mais consumidores preocupados em adquirir produtos e