Leia o texto a seguir de Porto (2016, p. 31) sobre as relações étnico-raciais.
[...] Segundo o Selo UNICEF (2008), é de fundamental importância que jovens, crianças, adultos, enfim, todos os membros de uma determinada localidade conheçam as especificidades de sua subcultura ou cultura, o que leva à construção de uma identidade étnico-racial local e/ou regional. Esses locais são diversos e inúmeros, incluindo bairros, quilombos, aldeias, terreiros, assentamentos e tantos outros, e não importa a cor da pele, a classe social, a opção religiosa, a orientação sexual e a etnia. Todos os indivíduos devem conhecer, reconhecer e valorizar sua subcultura ou cultura, por ser parte integrante da diversidade cultural brasileira [...]. (PORTO, Maria de Fátima Silva. Cultura e Sociedade. Patos de Minas: UNIPAM, 2016).
A partir do texto apresentado, analise as afirmações a seguir sobre os conceitos de racismo, discriminação e preconceito.
I. A prática da discriminação é uma atitude deliberada e intencional, seja de uma pessoa ou de um grupo, ao tratar outras pessoas ou grupos sociais de maneira injusta e desigual.
II. O preconceito é uma ideologia amparada na crença que características físicas, como a cor da pele, são um sinal de inferioridade, justificando o preconceito e a exclusão.
III. O racismo é um pensamento ou opinião desfavorável que um indivíduo ou grupo demonstra, de forma emotiva ou racional, em relação a outros indivíduos e grupos sociais.
É correto o que se afirmar em
A) I e III, apenas.
B) I, II e III.
C) II e III, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I, apenas.
Quais itens são obrigatórios na montagem do Processo?
I. Inputs
II. Outputs
III. Operadores
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. Somente a afirmativa I está correta.
c. As afirmativas I,II e III estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Somente a afirmativa III está correta.
Leia o texto a seguir:Por esse ponto de vista devemos dizer que todo conteúdo da definição do saber filosófico concerne unicamente a este fato humano do poder saber para além de si e nas demais coisas. Em segundo lugar, isto só pode se dar de forma problemática e inusitada, justamente porque não é simplesmente o saber examinar diretamente uma coisa determinada. É isto o que deve nortear nossa compreensão de filosofia. A indagação correspondente é: o que leva a que as coisas sejam assim e não de outro modo? Não é, portanto, indagação do tipo que diz: De onde viemos? Para onde vamos? O que é o mundo? O que é o homem?Sobre o saber filosófico, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:I. Questões filosóficas fazem parte do cotidiano da humanidade. II. A filosofia do cotidiano é a mesma do especialista, ou seja, para ambas não há necessidade de saber conceitos complexos. III. A filosofia do cotidiano não é a mesma do especialista, por isso podemos considerar que o saber filosófico do especialista é superior ao dos demais. As afirmações I, II e III são, respectivamente: alternativa;(a) V V V(b) V F F(c) F V V (D) V F V (e) F F F