12. (UFG) Para discutir com seus alunos a ideia de sinônimo, um
professor adota a seguinte estratégia de ensino: inicialmente, recita
parte de um poema, transcrito a seguir.
...Todo dia é ano novo
no regato cristalino
pequeno servo do mar
nas ondas lavando as praias
na clara luz do luar...
Disponivel em: . Acesso em: 10 set. 2013.
Posteriormente, escreve no quadro um conjunto com cinco palavras
A = {cervo, cativo, veado, prisioneiro, corço). Por fim, solicita a
um aluno que escolha aleatoriamente uma palavra do conjunto A
que tenha o mesmo significado da palavra em negrito apresentada
no poema.diante do exposto a probabilidade de que o aluno escolha uma palavra que não mude o significado da palavra servo é
Comparand as dados da chuva acumulada com os dados calculados com base em uma sée de 30 anos observados a que se pode afirmar sobre a quantidade de chuva mensal en 21701 Qual é a sua opinião com relação a essa diferença de valores entre os dados do and de 20e os dados medios dos anos de 1961 a 19902
É preciso pensar cuidadosamente sobre o rumo do trabalho que se configura na prática educativa de cada profissional. Caso isso não aconteça, há grandes chances de ficarmos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade. Isso significa que, caso não haja uma reflexão do trabalho educativo, o ato de planejar se torna vazio, com práticas pedagógicas vazias.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Levando em consideração o exposto acima e a importância do planejamento crítico para a prática educativa, avalie as afirmativas a seguir:
I. Os profissionais de Educação Física comprometidos que fazem do ensino um ato político e libertador, compreendem o quanto tais atividades exigem organização, métodos e pesquisas constantes.
II. A tarefa de planejar transcende o ato do preenchimento mecânico de formulários e outros documentos para controle administrativo, pois os mesmos se tornam coadjuvantes na ação educativa estabelecida pelo profissional de Educação Física.
III. O planejamento crítico é uma atividade consciente de previsão das ações profissionais, fundamentadas em opções político-pedagógicas, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, os problemas sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.