Resposta:
A região Nordeste é bastante populosa. Possui quase 50 milhões de habitantes e é a região geográfica do Brasil com o maior número de estados. É composta de nove estados, sendo que todos são banhados pelo oceano Atlântico.
O Nordeste é bastante conhecido pelo calor e também pelas praias, que correspondem a uma extensão de 3.338 km. Dentre todos os estados, a Bahia possui maior extensão de praias: 938 km.
Alguns estados são famosos pela sua história e pelas festas de carnaval, como Bahia e Pernambuco. Outros ainda se destacam pela preservação de sua arquitetura colonial, como Alagoas e Maranhão.
• Sub-regiões nordestinas
A região Nordeste possui muitas variedades, podendo-se apontar quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, todas com diferentes características físicas.
O meio-norte também é conhecido como Mata dos Cocais e se estende do Piauí ao Maranhão, fazendo a transição entre o Sertão e a Amazônia.
O Sertão apresenta clima semiárido e a caatinga como vegetação, alcançando o litoral no Ceará e no Rio Grande do Norte, apesar de adentrar quase todo o interior.
O agreste se estende do Rio Grande do Sul à Bahia, sendo a menor sub-região.
Por fim, a Zona da Mata, onde ocorrem muitas chuvas. Além disso, ela é a mais industrializada e urbanizada, tendo a economia muito desenvolvida.
• Cultura nordestina
O Nordeste é uma das regiões mais ricas em tradições e costumes.
Na região Nordeste, as principais manifestações folclóricas e religiosas são:
festas populares: Nosso Senhor do Bonfim (na Bahia), romarias em homenagem ao padre Cícero (no Ceará), vaquejada (em Pernambuco), Carnaval (festejado em toda a região).
danças e folguedos: bumba meu boi, congada, baião, capoeira, maracatu, pastoril e caboclinho, marujada, frevo, dança de roda.
lendas e mitos: saci-pererê, caipora, boitatá, curupira, lobisomem etc.
A culinária e o artesanato nordestinos também mostram essa riqueza, influência das várias miscigenações.
pratos típicos: vatapá, carne de sol, baião de dois, acarajé, buchada de bode, bobó de camarão, caruru, cocada etc.
artesanato: confecção de rendas, carrancas (esculturas de madeira colocadas na proa dos barcos), bonecos de argila etc.