1. O Sol não é estático, ele realiza movimento de rotação ( gira em torno do seu próprio eixo) e também se move ao redor da galáxia, a Via Láctea.
Uma volta completa em torno da Via Láctea dura cerca de 225 milhões de anos, levando consigo todos os outros corpos do Sistema Solar.
Essa movimentação do Sol, dos corpos celestes e dos planetas acontecem por conta da atração gerada entre eles. Não há nenhuma força capaz de pará-los no universo, portanto, tudo tende a se manter em movimento.
2. Não, os planetas do sistema sola não giram ao redor do sol com a mesma velocidade.
Segundo a Leia das Áreas, o planeta que está próximo do Sol possui uma velocidade maior do que quando se encontra mais distantes, isso ocorre por causa da atração gravitacional.
3. O tempo de rotação do astro variam, portanto, a rotação da Terra não é igual a um dia em Marte.
O planeta recordista no movimento de rotação é Júpiter, seu movimento em torno do seu próprio eixo possui duração de 9,8 horas. A relação tempo e rotação varia de acordo com a região.
Temos que na faixa equatorial, o dia é aproximadamente 5 minutos mais curto do que no resto do planeta. Vênus é o mais lento dos planetas no quesito rotação, possui duração de 243 dias.
4. Um ano na Terra dura em média 365 dias e um ano em Júpiter dura cerca de 11 anos.
Temos como recordista no quesito translação ( gira em torno do sol) o planeta Mercúrio, um ano nesse planeta dura 88 dias. Sua rapidez ocorre devido sua órbita ser a menor de todas o planeta, ou seja, está mais próximo do Sol.
Para mais informações, acesse:
Rotação e Translação: https://brainly.com.br/tarefa/27541341
Mercúrio: https://brainly.com.br/tarefa/3331283