Resposta: Aprimoramento da democracia?
Explicação:
Aprimoramento da democracia é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferentes crenças, opiniões ou escolhas. Estudos confirmam que os discursos intolerantes são motivados, acima de tudo, por assuntos envolvendo política, misoginia, homofobia, deficiências físicas ou mentais e racismo. Nesse âmbito, expressões como: “coxinhas”, “petralhas”, “feminazis”, “retardados mentais” e “macaco” incentivam o ódio e o sectarismo.
Tal atitude tem a internet como seu principal mecanismo de propagação, de modo a tornar as redes um palco para a vingança privada e amplificar a divisão entre as pessoas. Como visto, a intolerância pode se manifestar sob diferentes formas, mas o que se percebe é que, no mundo online, qualquer diferença pode ser motivo de discussão. Os internautas põem em foco, quase sempre, as suas diferenças e não aquilo que têm em comum.
As consequências desse mal atingem toda a sociedade. Seu reflexo imediato é o aumento da agressividade das pessoas, o que gera, por sua vez, divisões na estrutura da sociedade e da democracia. Nota-se que a intolerância é um instrumento de exclusão social, uma vez que ela é responsável por tornar as pessoas indiferentes ao outro. Ainda é comum os discursos que dividem a população entre “nós” e “eles”.
Como foi visto, Aprimoramento da democracia representa um grave problema para a sociedade brasileira. A fim de contê-lo, políticas de promoção de igualdade e respeito ao próximo devem ser encaradas como prioritárias por pais, escolas e autoridades. Para tanto, é preciso ensinar a tolerância, seja em casa, seja na escola, seja na rua, seja na internet. Assim, o respeito mútuo e a liberdade de escolha conviveriam lado a lado no País.