Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural (ou histórica) e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou habitats, é chamada de espécie exótica invasora.
Como interferem no meio-ambiente: boa adaptação às condições do ambiente onde foram inseridas, ausência de predadores naturais e degradação dos ecossistemas naturais são os principais fatores que levam uma espécie exótica se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos (território, água, alimento e inclusive, em alguns casos, se alimentando destas), causando um grande impacto ao ambiente. A invasão de animais e plantas exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas.
A introdução de espécies exóticas pode ocorrer de forma não intencional por meio do comércio e viagens ou intencional, principalmente, com objetivos econômicos e sociais para uso em sistemas produtivos, cativeiro, fins ornamentais e recreativos.
Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).
Espero ter ajudado.